sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Palestra em São Carlos abordará os perigos da Fibromialgia

13 Jun 2018 - 09h33Por Redação
Palestra em São Carlos abordará os perigos da Fibromialgia -

Realiza-se neste sábado, 16, na Clínica MultFisio - Vila Prado - em dois horários (8h30 às 9h30 e das 10h às 11h), uma palestra sobre Fibromialgia - uma doença que tem tendência a surgir após eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo -, com a participação de profissionais da área da saúde e pesquisadores.

A palestra, com duração de 1 hora, vai expor a Fibromialgia como doença, trazendo o que há de mais novo no tratamento, com base em pesquisas e publicações recentes.

Nesse dia haverá uma palestra do fisioterapeuta Daniel Franco, da nutricionista Giovanna Maffei e de Antonio Aquino, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos IFSC/USP.

Os tratamentos da Fibriomialgia ocorrem gratuitamente na Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, sob coordenação e supervisão de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e, ainda, técnicos que foram devidamente habilitados a tratar a doença com equipamentos e técnicas desenvolvidas pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), de forma gratuita, manifestando-se, assim, uma das particularidades do Instiuto na sua ação social em prol da sociedade.

Para inscrição nesta palestra basta entrar em contato com o WhatsApp (16) 99762-7273 e levar um quilo de alimento não perecível.

A Fibromialgia – ou Síndrome da Sibromialgia - é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador, ou por outras pessoas. (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias