sexta, 29 de março de 2024
Aventuras da Ciência no Passeio Sao Carlos

“Pai!! Pai!.. Vem ver" que legal aqui no microscópio… São bichinhos!”

03 Set 2019 - 09h24Por Redação
“Pai!! Pai!.. Vem ver" que legal aqui no microscópio… São bichinhos!” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

“Pai!! Pai!.. Vem ver que legal aqui no microscópio… são bichinhos!” – comentou, entusiasmada, uma das três filhas de César, ao observar as larvas de mosquitos. Pai e filhas vieram da cidade de Descalvado para visitar a iniciativa “Aventuras na Ciência”, um evento que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, no shopping “Passeio de São Carlos”, integrado na 20ª edição da “Semana da Óptica”. Para César, esta é uma ideia fantástica “Aproveitar que as pessoas vêm fazer compras no shopping e difundir coisas bem legais ligadas com ciência. Não podia deixar de trazer minhas três filhas e, pelo que posso ver, vai ser difícil levar elas embora de volta para casa, haja visto a empolgação delas junto aos vários experimentos que estão aqui expostos. Fantástico!!”.

Wellington, morador em São Carlos, também trouxe sua filha, Maria Clara (8), para visitar a exposição e a atenção dela ficou concentrada no ônibus de difusão de ciência – veículo que tem a missão de percorrer as cidades divulgando a ciência aos mais jovens -, integrado no evento, veículo que se encontra sob coordenação do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no IFSC/USP, totalmente equipado com experimentos e informações relacionadas com a preservação do meio ambiente. “Gostei muito do ônibus e do planetário”, comentou Maria Clara, afirmando que um dia gostaria de ser cientista. Para Wellington, esta foi uma experiência muito positiva, que uniu o conhecimento e a educação dos mais jovens.

Este evento comemorou o 20º aniversário da SEMÓPTICA – Semana da Óptica, um evento de ciência e tecnologia cujo foco é divulgar a ciência que é produzida no CEPOF-IFSC/USP. Após vinte anos de exposições públicas, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Euclydes Marega Junior, um dos responsáveis pelo evento, não escondeu sua satisfação pelos resultados obtidos por esta exposição no shopping “Passeio São Carlos”. “ Por aqui passaram, até agora (sábado às 15 horas), cerca de três mil pessoas, o que superou todas as nossas expectativas. As pessoas se espalharam por todo o perímetro da exposição e as equipes de apoio se desdobraram nos atendimentos de explicações”, pontuou Marega, enfatizando o fato das crianças terem feito filas para entrar no planetário insuflável e no ônibus. “As feiras de ciências têm um público próprio, que está concentrado dentro dos muros das universidades e escolas, ao contrário destas manifestações realizadas em locais públicos, cuja difusão do conhecimento é muito mais abrangente, motivando os jovens e seus familiares. É muito importante fazer este tipo de ação”, sublinha Marega.

Contudo, as novidades relativas à divulgação da ciência na cidade de São Carlos não ficam só nesta exposição, já que no próximo dia 20 de outubro se realiza a “Feira de Ciências da USP”, um grande evento igualmente promovido pelo CEPOF e que acontecerá no Salão de Eventos do Campus USP de São Carlos (Área-1), com a participação de setenta e quatro clubes de ciência oriundos das escolas da cidade, incluindo exposições de diversos equipamentos desenvolvidos pelos pesquisadores da USP, com destaque para os que são dedicados às áreas da saúde e meio ambiente. Os já famosos ônibus do meio ambiente e o planetário também estarão presentes, além de uma interessante mostra de robótica.

Esta edição do “Aventuras na Ciência” teve o apoio da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, INCT – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, FAPESP, CNPq, EduScar, Educar, USP, ONG “Mãe Natureza” e IFSC/USP. (Rui Sintra - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias