Menu
terça, 21 de agosto de 2018
Cidade

Novos semáforos entram em operação na região central, aumentando em 130% o número em 7 anos

17 Nov 2007 - 01h53Por Redação São Carlos Agora
Nos últimos dias, as equipes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas da Prefeitura puseram em funcionamento três novos semáforos na região central da cidade: um deles no cruzamento da Major José Inácio com a Episcopal, equipado com botoeira para pedestres; o segundo na rua Dona Alexandrina com a rua Pe. Teixeira e um terceiro na rua XV de Novembro com a rua Visconde de Inhaúma. Com três esses sobe para seis o número de semáforos instalados e ligados nas últimas semanas pela Prefeitura. Os outros três foram implantados recentemente: um na esquina das ruas Raimundo Corrêa com Dom Pedro II, na Vila Monteiro, e dois na Bruno Ruggiero: um defronte ao CEMEI Walter Blanco e outro no cruzamento da Bruno Ruggiero com a rua Joaquim Augusto Ribeiro de Souza.
“Até o fim da próxima semana vamos pôr em funcionamento outros três semáforos que já estão instalados: na Carlos Botelho com a Visconde de Inhaúma, na XV de Novembro com a D. Pedro e XV de Novembro com a rua José Bonifácio. Nos próximos dias também vamos instalar um novo semáforo na av. São Carlos com a Capitão Alberto Mendes Júnior e na Carlos Botelho com Rui Barbosa”, adiantou o diretor do Departamento de Trânsito, Osni Frani da Silva.
O secretário da pasta, Ricardo Meirelles, ressalta que os semáforos instalados na região central cobrem pontos críticos, que representam riscos de acidentes. “Podemos citar como exemplo o cruzamento da rua Major José Inácio com São Joaquim. Antes da implantação do semáforo, acontecia em média um acidente por semana. Desde que instalamos o semáforo, há um ano, aconteceu apenas um acidente”.
O semáforo do cruzamento da Episcopal com a rua Major José Inácio já dispõe da botoeira e até o fim do ano será instalado o aviso sonoro, neste, e também em diversos semáforos da região central: av. São Carlos com a rua Conde do Pinhal, Alexandrina com a Conde do Pinhal, Major José Inácio com a av. São Carlos, Major José Inácio com a rua Dona Alexandrina, Jesuíno de Arruda com a av. São Carlos, Geminiano Costa com a av. São Carlos , Gal. Osório com av. São Carlos, Episcopal com Comendador Alfredo Maffei, Episcopal com Gal. Osório.
Com a implantação dos novos semáforos são Carlos chega ao fim de 2007 com 65 cruzamentos semaforizados, ou seja, 130% a mais que em 2000, quando a cidade tinha apenas 28 cruzamentos com semáforos.
“Infelizmente as administrações anteriores à nossa pareciam não se preocupar com o trânsito da cidade. Mas estamos mudando isso. O governo do presidente Lula tem nos apoiado de maneira incondicional. Os semáforos que estamos implantando são fruto da parceria com o governo federal que nos repassou cerca de R$ 230 mil em recursos por meio do Ministério das Cidades”, enfatizou o prefeito Newton Lima, ressaltando que os semáforos e a revitalização da sinalização horizontal e vertical, que também está sendo feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito, são instrumentos que fazem parte da política de segurança no trânsito que a Prefeitura tem implantado em toda a cidade.

Semáforos sincronizados – A Prefeitura contratou uma empresa de engenharia de tráfego especializada na coordenação e na montagem de redes semafóricas, para montar uma rede que vai permitir a otimização dos semáforos existentes de forma que o tempo de espera em todos eles, antigos e novos, seja minimizado. Com isso, a preocupação de que os semáforos poderiam trazer atraso ao deslocamento não vai acontecer uma vez que, paralelo à implantação dos semáforos, já está sendo trabalhado o sincronismo deles.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias