quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Nova reunião discute questão do reajuste salarial dos servidores públicos

10 Abr 2014 - 19h42
0 - 0 -

Nesta quinta-feira (10) foi realizada na sala dos ex-prefeitos, no Paço Municipal, uma nova reunião para discutir a questão do reajuste salarial dos servidores públicos. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Governo, Júlio Soldado, do secretário de Planejamento e Gestão, Alfredo Colenci, do secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, da secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes, do presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, do presidente do Sindspam (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais), Adail Alves de Toledo, vários vereadores e servidores municipais.

Em reunião preliminar com o sindicato, a Prefeitura Municipal já havia transmitido o índice de 5,68% (IPCA – IBGE), como proposta de reajuste salarial aos servidores. Contudo o Sindspam rejeitou a posposta. Em nova negociação, a administração ofereceu um índice, de 5,84%, valor acima do IPCA – IBGE, que corresponde ao reajuste dado ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), principal fonte de arrecadação do Município. “Fizemos todas as previsões em relação ao que poderia acontecer neste ano. Temos todos os números expostos e estaremos comprometendo 49,4% da receita líquida, conforme previsão para 2014. A proposta oferecida é o que a administração pode assumir, que aliás, é o numero mais próximo do índice prudencial permitido por lei, que é de 51,3%”, ressaltou a secretária Helena Antunes.

Segundo a secretária, o compromisso com os servidores nesses últimos 15 anos, foi o mais valorizado pela atual administração. “O rejuste salarial em 2000 foi de 0%, em 2001 de 10%, em 2002 de 5%, em 2003 de 0%, em 2004 de 6,69%, em 2005 de 5% e assim por diante. Em 2009 e 2010 foi de 0% de reajuste. Isso mostra que a proposta que está sendo feita por esta atual administração está dentro de um conceito de responsabilidade com o pagamento, é uma proposta que não desqualifica o servidor”, pontuou a secretária.

Por sua vez, o secretário Julio Soldado, disse que a prefeitura reafirma o respeito pelo servidor público municipal, que vem prestando relevantes serviços à população e disse que a intenção é trabalhar junto ao funcionalismo público. “Como sentimos que não houve um consenso nas primeiras reuniões, nós ouvimos as reivindicações do sindicato para que pudéssemos chegar a um acordo. Vou assumir o compromisso de me reunir novamente com a secretária Helena Antunes e os secretários Poianas e Colenci, além de todo o pessoal da área financeira, para revisar todos esses números para que a possamos apresentar uma nova proposta”, concluiu Soldado.

Em comum acordo, uma nova reunião foi marcada para esta próxima segunda-feira (14), às 17h00, no Paço Municipal, com o intuito de finalizar a negociação.

Também participaram da reunião os vereadores Lucão Fernandes, Lineu Navarro, Eduardo Martins, Walcinyr Bragatto, Aparecido Donizete Penha, Roselei Françoso, Erquimacilias Freire, Cidinha do Oncológico, Rodson Magno, Mauricio Ortega, Antonio Carlos Catarino, Dé Alvim, Ronaldo Lopes e Júlio César.

Leia Também

Últimas Notícias