Sex, 24 de Novembro de 2017
Tamanho da Letra: mais menos
13/09/2017 - 19h16   |   Atualizado em 13/09/2017 - 19h27

Em Brasília Airton Garcia trabalha para finalização do processo de internacionalização do aeroporto

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do deputado federal Lobbe Neto e do procurador jurídico da Prefeitura Valdemar Zanette, se reuniu na manhã desta quarta-feira (13), em Brasília, com o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Agência Nacional De Vigilância Sanitária (ANVISA), Willian Dib, para tratar do processo de internacionalização do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes.

Também participaram da reunião o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), Fábio Calloni, Thiago Pereira e Leonardo Cruz, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Marco Aurélio, da Gerência Geral de Portos, Aeroportos de Fronteira da ANVISA, o gerente de Projetos Regulatórios da LATAM, Sandro Souza e Andrea Juste, gerente de Projetos de Infraestrutura da LATAM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo de internacionalização do aeroporto de São Carlos já passou por várias instâncias federais e obteve manifestação favorável prévia do Ministério da Agricultura, por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), Receita Federal e da Polícia Federal, além da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

No último mês de março, o superintendente do DAESP, Fábio Calloni, esteve em São Carlos para verificar a estrutura da área de saúde da cidade para atender a possíveis ocorrências com a internacionalização do aeroporto, pois dentre as exigências da ANAC, a questão da saúde é uma delas. Na ocasião o município entregou um mapeamento das unidades próximas ao aeroporto para que a equipe do DAESP estudasse a distância e o tempo de deslocamento. Essa etapa do processo teve como objetivo garantir suporte clínico, suporte médico para o acolhimento de eventual situação de risco de tripulantes.

Ainda no mês de março a Coordenação-Geral de Polícia de Imigração, solicitou à Prefeitura de São Carlos que se reunisse com representante da Polícia Federal em Araraquara para estabelecer o apoio da Guarda Municipal com relação à segurança do local referente "ao lado terra" do aeródromo. Na ocasião o diretor de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki e o procurador do município, Waldemar Zanette, se reuniram com o delegado da Polícia Federal, Fernando Augusto Battaus, e ficou acordado que a GM de São Carlos vai contribuir com a Polícia Federal com disponibilização de agentes e cães para a realização de operações específicas no local e o patrulhamento ostensivo.

Segundo Marco Aurélio, da Gerência Geral de Portos, Aeroportos de Fronteira da ANVISA, para estabelecer a internacionalização de um aeroporto internacional é necessário o cumprimento de regulamento sanitário internacional. "Hoje foram protocolados todos os processos respaldando as exigências e o cumprimento delas. Amanhã mesmo a equipe da Agência já vai analisar e encaminhar para o Ministério dos Transportes", garante o gerente.

Sandro Souza, gerente de Projetos Regulatórios da LATAM, acredita que o processo deve ter um desfecho em breve. "Avançamos muito hoje com o protocolo das exigências e aguardamos um retorno rápido por parte da ANVISA", comentou o gerente de Projetos Regulatórios da empresa que revelou que somente para a recuperação do prédio para acomodar os órgãos públicos já foram investidos mais de R$ 1 milhão.

"Acompanho esse processo desde 2014 e entendo que a internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes não é de interesse da empresa, mas sim da cidade. Agora só falta a liberação oficial, já que cumprimos todas as etapas do processo", afirmou Valdemar Zanette, procurador jurídico da Prefeitura de São Carlos.

Para o deputado federal Lobbe Neto, que agendou e acompanhou a reunião, o encontro foi extremamente produtivo. "Temos a percepção de que, depois de anos, a internacionalização do aeroporto será consolidada".

Já o prefeito Airton Garcia pediu empenho de todos para que a internacionalização aconteça o mais rápido possível. "Essa internacionalização vai movimentar a cidade, vai gerar empregos e São Carlos precisa de mais oportunidades. Acredito que agora esse processo será concluído e finalmente a nossa cidade poderá receber voos internacionais que utilizaram o Centro de Manutenção de Aeronaves da LATAM".

Em um primeiro momento, a internacionalização do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes será exclusivamente para translado de aeronaves para manutenção.

comments powered by Disqus