Sab, 19 de Agosto de 2017
Tamanho da Letra: mais menos
19/06/2017 - 15h31   |   Atualizado em 19/06/2017 - 15h35
Redação

Ipem fiscaliza produtos típicos de festas juninas em São Carlos

Com o intuito de identificar irregularidades em alimentos, bebidas, enfeites e fogos de pequena potência típicos do período de festas juninas, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) irá realizar, terça-feira, 20, a operação "Pulando a Fogueira" nos laboratórios do instituto na capital e interior.

O objetivo é verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos, como amendoim, curau, doce de leite, paçoca, pé-de-moleque, cachaça, vinho, milho para pipoca, amendoim, canjica, fubá, doce de abóbora, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os produtos coletados no comércio pelas equipes de fiscalização, serão analisados simultaneamente nos laboratórios do IPEM-SP em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, além da capital.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Em 2016, a mesma operação foi realizada nos laboratórios do instituto localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, analisaram 57 produtos, dos quais 35% (20) apresentaram irregularidades. Na capital, foram avaliados dez itens, sendo que dois deles (20%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. O município de Bauru teve dez produtos verificados, dois (20%) apresentaram erros. Na cidade de Ribeirão Preto, 13 produtos foram verificados, sendo sete (54%) apresentaram erros. Em São Carlos, dos dez produtos verificados, um (10%) apresentou erro. Em São José do Rio Preto, foram verificados 14 produtos, sendo que oito deles (57%) estavam irregulares.

ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMO

O Ipem disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Acesse: http://goo.gl/jYpCEk ou www.ipem.sp.gov.br.

comments powered by Disqus