Sex, 31 de Outubro de 2014

Cidade

Tamanho da Letra: mais menos
20/09/2011 - 19h45   |   Atualizado em 20/09/2011 - 16h49

Prefeitura oferece curso gratuito de capacitação em alimentação escolar para professores da rede

Cidade considerada referência em segurança alimentar, São Carlos oferecerá aos professores da rede pública de ensino um curso gratuito de capacitação à distância na área.

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e as divisões de Segurança Alimentar e de Alimentação.

As inscrições, também gratuitas, iniciaram nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas diretamente no site da Prefeitura, acessando o link http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/curso-de-capacitacao-professores.html .

A capacitação tem início na próxima segunda-feira (26) e esta prevista para encerrar no dia 21 de outubro.

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, o curso tem como objetivo capacitar os professores em alimentação escolar, boas práticas de manipulação dos alimentos e normas higiênicos sanitários, elaboração dos cardápios, educação nutricional e segurança alimentar. "Também serão abordados outros tópicos relacionados à alimentação e que são importantes no dia a dia da escola, dos professores e, acima de tudo, das crianças, no que diz respeito à alimentação. Uma boa alimentação é fundamental para um bom desenvolvimento escolar", ressaltou a secretária. "As inscrições e o curso são gratuitos e as aulas à distância, o que facilita o acesso a todos que se interessarem em participar", destacou. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (23).

O curso atende às exigências da Resolução 38/2009 do FNDE (Fundo Nacional de e que consta na Lei n° 11.947, de 16 de junho de 20097/2009, em seu art. 15, que diz: "propõe ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem dentro da perspectiva do desenvolvimento de práticas saudáveis de vida e da segurança alimentar e nutricional".

O curso será dividido em 4 módulos que também serão disponibilizados no site oficial da Prefeitura, um módulo por semana, com possibilidade das aulas serem impressas. Os professores e diretores deverão se cadastrar no site, onde receberão uma senha para o uso de área restrita aos inscritos.

Os módulos abordarão os seguintes temas:
Módulo 1: Legislação  - com o objetivo de informar sobre a importância do atendimento em alimentação escolar.
Módulo 2: Boas Práticas de Manipulação e Segurança Alimentar - informações gerais sobre  os procedimentos adequado e a forma correta de fazê-lo para ter uma alimentação segura.
Módulo 3: Cardápio -  Escolhas de alimentos saudáveis, estimulando a adoção de uma alimentação saudável.
Módulo 4: Educação Nutricional - Estratégias que podem ser usadas e conjuntos de ações que promovam práticas de alimentação saudável.

Curso - A Capacitação para Professores em Alimentação Escolar está organizada em 4 (quatro) módulos e 1(uma) prova. Cada módulo tem a duração de uma semana e será integralmente online. Os módulos serão liberados conforme as datas a seguir e o acesso será realizado por meio da "ÁREA RESTRITA - MÓDULOS".

  • Módulo 1: De 26 de setembro a 30 de setembro
  • Módulo 2: De 3 de outubro a 7 de outubro
  • Módulo 3: De 10 de outubro a 14 de outubro
  • Módulo 4: De 17 de outubro a 21 de outubro

• Prova: De 24 de outubro a 28 de outubro

comments powered by Disqus