Menu
domingo, 24 de junho de 2018
Cidade

Newton Lima encerra seminário da EPTV

14 Nov 2007 - 00h08Por Redação São Carlos Agora
O prefeito Newton Lima (PT) participou do encerramento do seminário “Educação – compromisso de todos”, que aconteceu no Sesc São Carlos na noite de sexta-feira (9). O evento foi promovido pela EPTV em parceria com a Prefeitura de São Carlos, UFSCar, USP, ParqTec, e apoio do Sesc e Contribuintes da Cultura. Durante todo o dia especialistas e autoridades debateram os temas. Uma carta será elaborada para ser assinada pelas autoridades municipais prevendo metas para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2022.
Além do prefeito, participaram também o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, o deputado federal, Lobbe Neto, o gerente da EPTV, Paulo Brasileiro, o diretor do Instituto de Física da USP, Glaucius Oliva, e o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho.
O seminário foi aberto no período da manhã com as conferências dos professores Sérgio Mascarenhas (IEA/USP) e Silvio Goulart Rosa Júnior (ParqTec). No período da tarde foram formados grupos de trabalho que discutiram “Qualidade e Recursos em Educação”, “Evasão e Violência”, “Cidadania e Participação”. Após a apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho, sob a coordenação do professor Silvio Goulart, foram apresentados os resultados.
O prefeito Newton Lima avaliou como positiva a iniciativa da EPTV e disse que esse tipo de avaliação e projeção de metas é de extrema importância para o poder público. “Essa é uma iniciativa que colabora com o poder público”, salientou.
Durante sua fala, Newton Lima fez questão de se referir ao prefeito, ou prefeita, que estará à frente da Prefeitura em 2022. “Nós vamos cumprir essa meta estabelecida pela EPTV. Como prefeito dos 150 anos tenho certeza de que estaremos aqui em 2022 comemorando índices iguais ou superiores aos estabelecidos”, ressaltou.
Sobre o IDH, o prefeito destacou que os números oficiais, que hoje colocam São Carlos com 0,841, são de 2000, já que o IDH dos municípios são atualizados a cada dez anos, juntamente com o Censo. “As nossas ações somente serão avaliadas com o Censo de 2010”, lembrou. “No entanto, já temos dados que nos permitem afirmar que a qualidade de vida em São Carlos é melhor hoje que em 2000”, salientou.
O prefeito recordou aos participantes, por exemplo, o déficit de leitos hospitalares, que em 2000 eram de 220. “Hoje o déficit já diminuiu, é 188, mas em dois anos será eliminado”, disse. O prefeito falou também sobre o tratamento de esgoto, que irá elevar os índices de qualidade de vida da cidade. “Na educação, que já tínhamos bons números em 2000, ampliamos, só para citar um exemplo, de duas para treze bibliotecas, saímos de um acervo de 15 para 100 mil livros”, argumentou.
Newton Lima encerrou sua fala relembrando aos participantes que São Carlos se comprometeu com a Organização das Nações Unidas (ONU) em atingir objetivos até 2015, dentro da proposta dos Objetivos do Milênio, que propõem melhoria em oito aspectos das políticas públicas urbanas. Junto ao Ministério da Educação a Prefeitura também se comprometeu, ao assinar um termo voluntário, em atingir mais qualidade no ensino público municipal até 2021.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias