sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima é homenageado na Abimaq

23 Mai 2014 - 08h55
0 - 0 -

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) foi homenageado pela diretoria da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) pela contribuição fundamental que ele deu à conquista da isenção de PIS e COFINS para os implementos agrícolas. 

Segundo João Carlos Marchesam, vice-presidente da Abimaq, a entidade começou a lutar pelo tema em 2002, quando o governo isentou tratores e colheitadeiras. “Mas foi a sensibilidade do deputado Newton Lima que fez a matéria avançar”, destacou.

“Ele percebeu a importância da questão para o setor e para os agricultores quando fomos procurá-lo na Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional. Newton acolheu nossa proposta há um ano e meio, e desde lá, vem sendo um batalhador incansável. Agradeço muito a dedicação dele no Congresso e nos trâmites junto aos ministérios da Fazenda e da Casa Civil”, disse Marchesam.

O presidente eleito e diretor da Abimaq, Carlos Buch Pastoriza, também foi enfático no agradecimento ao parlamentar “pela dedicação na epopeia que enfrentamos durante o processo”. 

Newton Lima disse que lutou pela isenção dos impostos para máquinas e implementos agrícolas porque isso vai ajudar tanto a indústria de máquinas quanto os agricultores do país. “Essa história começou em 2012, quando fui procurado na Frente Parlamentar. Primeiro, o projeto foi aprovado pelo Congresso, mas vetado pelo Executivo. Depois, também foi rejeitado por não ter previsão orçamentária. Foi só depois de termos conseguido incluir uma previsão no Orçamento da União, apensando uma emenda na PEC 627, que conseguimos aprová-lo no Congresso. Com o apoio dos ministros Guido Mantega e Aloizio Mercadante, a presidenta Dilma Rousseff sancionou o projeto. Ela ficou muito contente com a possibilidade de poder ajudar a indústria nacional e a melhorar a vida do agricultor brasileiro, principalmente a dos pequenos”, disse o deputado. 

Antes de começar a apresentação do Plano Safra 2014/2015, o ministro da agricultura, Neli Geller, também falou sobre a atuação do deputado. “Parabéns pela grande conquista, que realmente precisa ser comemorada, pois se você incentiva a produção, está incentivando a geração de empregos, de renda e de oportunidade para as pessoas”, disse o ministro.

Leia Também

Últimas Notícias