Menu
domingo, 27 de maio de 2018
Cidade

Nebulização contra dengue é realizada no bairro Cidade Aracy

08 Jul 2014 - 21h39
0 - 0 -

Empenhada no combate do mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, a secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza nesta semana, o serviço de nebulização nas casas próximas a escola Municipal Arthuir Natalino Deriggi no bairro Cidade Aracy. O procedimento, que faz parte de uma grande ação iniciada em novembro do ano passado com o título: “Unidos Contra a Dengue”, é realizado por agentes de endemias em locais que apresentaram casos positivos da doença.

Neste ano, a cidade de São Carlos contabiliza 317 casos positivos da dengue, sendo 96 importados e 221 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade. Os últimos resultados confirmados são de pacientes que fizeram exames em meses anteriores e a tendência agora, é uma redução de casos com a chegada do inverno. Mesmo assim, a Vigep mantém as equipes em estado de alerta, empenhadas no combate do mosquito transmissor com atividades de prevenção e orientações.

O sucesso no combate a dengue, também depende da sensibilização da população. É importante que as pessoas continuem atentas à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor dentro das casas, e autorizar a entrada dos agentes de endemias nas residências. Outro alerta é com a atenção aos sintomas da doença e preencher corretamente a ficha de investigação dos casos suspeitos, que ficam disponíveis nas unidades de saúde e hospitais.

Durante o trabalho de nebulização, é essencial que os moradores sigam as orientações passadas pelos agentes. “Durante a nebulização, estamos pedindo que os moradores colaborem e abram as portas e janelas para a penetração do inseticida, e que permaneçam nas calçadas com crianças e animais de pequeno porte por um período de 15 minutos”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

 

CUIDADOS COM A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias