sexta, 29 de março de 2024
Informe Publicitário

Na Semana do Consumidor, o PROCON de São Carlos estimula o consumo consciente

13 Mar 2019 - 05h00Por Prefeitura Municipal de São Carlos

Controlar o impulso de comprar, economizar, reaproveitar, evitar dívidas, sair do vermelho ecuidar do meio ambiente sãoações possíveis com a prática do consumo consciente.

Para despertar no consumidor hábitos mais conscientes, o Procon-São Carlos realiza uma série de ações e serviços para esclarecer e informar toda a comunidade sobre como consumir melhor.

“É preciso consumir com consciência do impacto provocado, seja na conta bancária ou no meio ambiente. A escolha que se faz na hora de adquirir um produto ou serviço, ou a forma comose gasta o dinheiro, impacta não só o bolso, mas também o meio ambiente e a sociedade”, alerta o Procon de São Carlos.

CONSUMO X ENDIVIDAMENTO

Dados da Serasa Experian apontam que em setembro de 2018 quase 40% da população adulta de São Carlos estava com dívidas atrasadas, e essealto número reflete a falta de planejamento financeiro dos consumidores.

No município, o Programa de Apoio ao Superendividado(PAS) orienta e ajuda os consumidores endividados a renegociaremsuas dívidas. Desde outubro, quando foi implantado, o PAS atendeu 586 consumidores. Desses, 203 desistiram do programa, 220 consumidores tiveram o endividamento resolvido, 101 ainda estão em fase de negociação, outros não se enquadravam no programa ou não tiveram resposta.

Através do diálogo com as empresas credoras, o Procon-São Carlos busca a melhor solução para o consumidor endividado.

Para se inscrever no Programa de Apoio ao Superendividado, o consumidor pode ir pessoalmente à sede do Procon São Carlos, ou fazer sua inscrição pelo link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/formularios/index.php?r=survey/index/sid/237612/lang/pt-BR#

PRATICANDO O CONSUMO CONSCIENTE:

- Planeje sempre suas compras e evite comprar por impulso.

- Avalie sempre se a compra é realmente necessária.

- Analise se pagar mais caro por um produto devido à sua marca é realmente necessário.

- Reutilize e conserte produtos e embalagens, não compre novamente aquilo que pode ser reparado ou transformado.

- Avalie se você precisa mesmo criar uma dívida, ao comprar um produto a prazo. Muitas lojas dão descontos para quem paga à vista.

- Escolha comprar de empresas idôneas, que oferecem bons produtos e serviços, cumprem com as leis trabalhistas e ambientais e pagam seus impostos corretamente.

- Por último, lembre-se de que quanto mais compramos, maior o consumo de recursos naturais por parte da indústria, além de maior geração de lixo. Colabore com o meio ambiente.

Dia mundial dos direitos do Consumidor - O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isso provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Outras informações e serviços sobre os direitos do consumidor podem ser obtidas no Procon, localizado na rua Rui Barbosa n° 1.190, no Centro. Ou por e-mailprocon@saocarlos.sp.gov.br e facebook @ProconSãoCarlos

Fonte – Procon-São Carlos

Leia Também

Últimas Notícias