quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Mutirão Renova São Carlos tem início no Cidade Aracy

20 Mar 2017 - 19h02
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, através das secretarias de Serviços Públicos e de Saúde, começou nesta segunda-feira (20), pelo bairro Cidade Aracy, o Projeto Renova São Carlos com o mutirão para o recolhimento de inservíveis e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da DengueZika e Chikungunya. 

De acordo com Mariel Olmo, o projeto é uma grande campanha de conscientização de cuidado com a cidade. "Com o apoio dos reeducandos e dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, iniciamos a roçagem do mato, limpeza de praças e jardins, remoção de entulhos e estamos passando de casa em casa retirando os chamados inservíveis como geladeira, fogão, móveis velhos, colchão, pedaços de madeira, pneus e materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Precisamos da colaboração dos moradores para que já deixem esses materiais na calçada para facilitar a retirada. Um carro de som está avisando a população do horário que as equipes vão passar. Somente não vamos recolher lixo doméstico, entulho de construção, lâmpada fluorescente e material resultante de poda de árvores", alerta o secretário de Serviços Públicos.

Olmo estima que as equipes devam permanecer no bairro por 15 dias, já que estão incluídos nesse cronograma também o Cidade Aracy II, Antenor Garcia e Presidente Collor.

 "O sucesso do combate ao mosquito Aedes aegypti também depende da colaboração da população, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de combate de endemias e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado e lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação", garante a instrutora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Denise Scatolini.

"A Prefeitura junto com a população pode fazer muito por São Carlos, por isso essa ação é fundamental para controle da DengueZika Chikungunya. Se cada um cuidar do seu espaço, se tivermos uma zona urbana limpa, controlamos essas doenças", disse o secretário de Saúde, Caco Colenci.

Até o momento a Vigilância Epidemiológica de São Carlos já recebeu 374 notificações de Dengue, sendo 11 casos positivos.

Neste primeiro dia de Mutirão, a Secretaria de Serviços Públicos retirou 16 caminhões de entulhos e inservíveis do Cidade Aracy.

 

Leia Também

Últimas Notícias