quinta, 28 de março de 2024
Exclusivo!

Mutirão realiza a castração gratuita de 100 animais em São Carlos e Ibaté

Parceria entre o projeto Veterinários em Ação e a ONG Miscelânea visa controlar a população de cães e gatos e ajudar a saúde pública

21 Jul 2018 - 16h19Por Marcos Escrivani
Mutirão realiza a castração gratuita de 100 animais em São Carlos e Ibaté - Crédito: Marcelo Damasceno e Cristiano Marques Crédito: Marcelo Damasceno e Cristiano Marques

Cinco veterinários que integram o projeto Veterinários em Ação, de São Vicente, em parceria com a ONG Miscelânea, de Carapicuíba realizaram nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, a castração gratuita de 100 cães e gatos, todos abandonados pela sociedade e/ou vítimas de maus tratos.

O mutirão aconteceu graças aos pedidos de ONGs que cuidam desses animais e tem caráter filantrópico. De Ibaté, a solicitação partiu da Amar É O Bicho e de São Carlos, através do Clube dos Patinhas Carentes.

O São Carlos Agora teve contato exclusivo com os responsáveis pelas entidades filantrópicas que visitaram a região. A professora Sônia Maria Santos Souza é voluntária na Miscelânea e o veterinário Gustavo Palmieri representa o Veterinários em Ação que atua há aproximadamente em mutirão de castração gratuita de animais.

Os procedimentos em ambas as cidades foram considerados de pleno êxito. “A meta é diminuir a população de rua e consequentemente o sofrimento de todos”, afirmou Sônia Maria. “Paralelamente trabalhamos com um projeto de posse responsável uma vez que é importante educar as pessoas (dos 8 aos 80 anos) para que jamais abandone seu animal. Ele sente fome e frio. Sente dores e saudade. Tem os mesmos sentimentos que nós”, explicou.

SAÚDE PÚBLICA

Gustavo Palmieri que atua no Veterinários em Ação enfatizou que este trabalho vai mais além. “Temos a preocupação com a saúde pública. Esses animais errantes podem transmitir zoonoses. Muitas consideradas graves”, explicou. “Realizando a castração, ajudamos no controle populacional de cães e gatos e paralelamente participamos ativamente para que a saúde pública também melhore”, emendou.

NO ZAVAGLIA

Uma carreta com uma clínica móvel esteve em Ibaté e em São Carlos, onde foram castrados 50 cães e/ou gatos. Os procedimentos aconteceram no Jardim Zavaglia.

Foi realizado um cadastramento e a partir das 9h deste sábado (até às 12h) foram realizados os procedimentos cirúrgicos gratuitos.

“Viemos através de um convite feito pelas ONGs nas redes sociais (no Facebook) e poderemos voltar”, disse Palmieri. “As solicitações são feitas por protetoras”, concluiu.

ANIMAL SALVO, UMA VITÓRIA

Poder ter o privilégio de salvar um animal, é considerado uma satisfação, uma meta alcançada. “Quando salvamos a vida de um cão ou de um gato, consideramos uma vitória”, disse Sônia Maria. “Ele faz parte da família. Traz amor. Principalmente para pessoas mais idosas. São de estimação. Por isso temos estas organizações. Nossa meta é fazer com que possamos minimizar o sofrimento dessas criaturas e proporcionar qualidade de vida a todos”, encerrou a professora.

Leia Também

Últimas Notícias