sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Museu TAM incorpora duas novas aeronaves em acervo histórico

24 Out 2014 - 14h38
Foto: Arquivo - Foto: Arquivo -

Em celebração do Dia do Aviador, instituição realiza evento

aberto ao público para a chegada dos novos modelos

Uma das novidades é o primeiro motoplanador a dar volta ao mundo 

São Paulo, 23 de outubro de 2014 – Para comemorar o Dia do Aviador, celebrado hoje (23), o Museu TAM promoverá um evento para anunciar a incorporação de duas aeronaves ao seu acervo histórico. Trata-se do famoso motoplanador Ximango e do planador Colibri.

Aberta ao público, a solenidade ocorrerá na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP), no dia 25 de outubro, às 11h. O evento reunirá convidados especiais, como Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em moto planador em 2001. O feito histórico foi realizado a bordo do Ximango, que agora passará a ser exposto ao público e preservado no Museu TAM. 

Além disso, os visitantes poderão conferir a apresentação do Projeto Doce Flautistas, grupo musical formado por crianças e jovens. O projeto, reconhecido em toda a região de São Carlos, oferece aos pequenos músicos a oportunidade de conviver com a arte e a cultura. Com forte presença da música popular brasileira, a apresentação será regida pelo grupo Matheus Ferreira e pela professora Caroline Maciel.

Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, o Ximango possui boa velocidade e grande autonomia de voo. A oficina de restauração do museu efetuou alguns reparos, como a restauração de sua pintura original, substituição de algumas peças e ajustes de partes mecânicas. O procedimento levou aproximadamente três meses. Apesar de estar em plenas condições de voo, o avião não será mais utilizado devido a sua importância histórica.  

“Estamos muito felizes com a chegada do Ximango. A aeronave, que já faz parte da história da aviação, é uma das peças mais raras do nosso acervo e uma das mais significativas aeronaves do Brasil”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Já o planador Colibri, cedido em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP) em janeiro deste ano, foi construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930. O modelo foi responsável por uma grande contribuição para o voo à vela no país. O exemplar que entra em exposição no Museu TAM foi totalmente restaurado por estagiários da instituição.

Com as incorporações, o Museu TAM passa a exibir mais de 90  aeronaves no seu acervo em exposição.

Serviço - Museu TAM:

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 - São Carlos (SP)

Contato: (16) 3306-2020

Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h

Coordenadas para quem quiser ir de avião: latitude 21º52'35''S e longitude 047º54'12''W

Ingressos: Às quartas-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50, para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. São aceitos cartões de crédito (Mastercard e Visa) e cartões de débito

*Estacionamento e wi-fi gratuitos

Leia Também

Últimas Notícias