terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Mostra Habis 21 começa sua andança pelo país em São Carlos

04 Abr 2014 - 13h35Por Assessor de Imprensa

Em comemoração aos 21 anos de atividades (1992/2013), o grupo Habis (Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, promove entre os dias 4 e 17 de abril, na Biblioteca da EESC-USP, a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretende apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira (modelos reduzidos), todos resultados de pesquisa do grupo.

Segundo a coordenadora do grupo Habis, Akemi Ino, o que estará exposto deriva do curso de extensão “Modelo reduzido como o instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira”, realizado no IAU-USP com o professor da FAU-UnB, Ivan do Valle, especialista em modelos.

Akemi destaca que a madeira utilizada é renovável na sua maioria oriunda de reflorestamento.“Diante de um mundo onde se consome cada vez mais recursos energéticos, onde os materiais da cadeia de produção da construção civil têm grande impacto na preservação do meio ambiente, degradando este com seus resíduos, o estímulo ao emprego da madeira, matéria prima de fonte renovável, de baixo consumo energético e comprovadamente de baixo impacto ambiental, parece-nos ser um caminho adequado nestes novos tempos, seja com técnicas tradicionais ou com as mais modernas”, explica a pesquisadora do IAU.

A abertura da exposição em São Carlos será às 18 horas desta sexta-feira (4), na Biblioteca Central do campus I da USP São Carlos. A Mostra Habis 21 também estará sendo realizada ao longo deste primeiro semestre em Natal/RN (abril/maio, no XIV EBRAMEM e na FAU/UFRN), Brasília/DF (maio, na FAU-UnB) e São Paulo/SP (junho, em locais ainda a serem confirmados). A exposição itinerante é uma realização da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP. Mais informações podem ser obtidas no site www.iau.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9304 (Grupo Habis).

Leia Também

Últimas Notícias