terça, 19 de março de 2024
Cidade

Monsenhor Eduardo Malaspina é Ordenado Bispo Auxiliar de São Carlos

02 Mai 2018 - 08h14
Monsenhor Eduardo Malaspina é Ordenado Bispo Auxiliar de São Carlos - Crédito: Walter Fukuara Crédito: Walter Fukuara

A Diocese de São Carlos esteve em festa na tarde deste feriado, 1º de maio, com a Ordenação Episcopal de Monsenhor Eduardo Malaspina, Bispo Eleito Auxiliar, para colaborar no governo de Dom Paulo Cezar Costa.

Com 50 anos de idade e 25 anos de sacerdócio, o então pároco da Paróquia São Nicolau de Flüe, em São Carlos, foi nomeado no dia 07 de março, pelo Papa Francisco, como Bispo Titular de “Pupiana e Tunísia” e auxiliar da Diocese de São Carlos.

Lema Episcopal

Ao ser eleito, escolheu como lema episcopal “IN AEDIFICATIONEM CORPORIS CHRISTI” que, traduzido do latim para o português, significa: “Para edificar o Corpo de Cristo”, e é uma citação tirada da Carta de São Paulo aos Efésios 4,12.

Formado em Filosofia com licenciatura pelo Claretianos – Centro Universitário, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Monsenhor é graduado em Ciência da Comunicação Social pela Universidade Salesiana, em Roma, e concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru; é especialista, com mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo o segundo pároco nomeado pelo Papa para exercer seu ministério Episcopal em sua própria Igreja Particular.

A Celebração

A celebração Eucarística realizada na Catedral de São Carlos Borromeu, na cidade de São Carlos, foi presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Ordenante Principal desta celebração onde Monsenhor Eduardo Malaspina foi ordenado Bispo. Durante o ato de sagração, Monsenhor também recebeu a unção, pela imposição das mãos de Dom José Antônio Ap. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza – CE e de Dom Francisco Carlos da Silva, Bispo Diocesano de Lins – SP sendo estes os Bispos Ordenantes.

A Missa Solene, contou, ainda, com a presença dos Bispos da Sub-Região Pastoral Província Eclesiástica de Campinas, sendo eles: Dom Airton José dos Santos – Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista; Dom Fernando Mason, OFMConv, Bispo Diocesano de Piracicaba; Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano de Amparo; e ainda Dom Luiz Henrique Brito, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Roque C. Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Argemiro de Azevedo – cmf, Bispo Diocesano de Assis; Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí; Dom Moacir da Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista; Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano de Franca e Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, Arcebispo Salesiano Brasileiro e emérito de Passo Fundo – RS.

A solenidade também contou com a presença de autoridades civis, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, familiares de Dom Eduardo Malaspina, e centenas de fiéis, que lotaram a Catedral para prestigiar a Ordenação do Monsenhor.

Leia Também

Últimas Notícias