sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Meio Ambiente discute parcerias com o setor privado para projetos na área ambiental

23 Mai 2014 - 20h27
0 - 0 -

A prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente (CMA), realizou nesta semana duas reuniões com representantes de empresas interessadas em desenvolver parcerias para projetos na área ambiental.

Segundo o Coordenador de Meio Ambiente, Paulo Taú, estabelecer uma maior integração entre poder público e privado é uma das propostas da atual gestão. “Já temos exemplos muito positivos, como as compensações ambientais, de que prefeitura e empresas privadas podem trabalhar juntas em benefício de todos”, comentou.

Na quarta-feira (21), a reunião foi com Alex Lu, Diretor Comercial da empresa LCL Equipamentos de Proteção Ambiental e com Rodrigo Castro da empresa Sul América Energia, quando os empresários apresentaram uma inovadora tecnologia para a raspagem do lodo remanescente nas estações de tratamento de esgoto.

Paulo Taú destacou que esse processo é altamente eficiente. “Tem baixo consumo de energia, não requer manutenção dos equipamentos, necessita uma pequena obra civil de ajuste no atual tanque e permite o uso contínuo do tratamento sem que seja necessário interromper o processo para a remoção do lodo”.

Já na tarde desta quinta-feira (22), Tathiana Moreira, da Múltiplos Artefatos e Beneficiamento de Gesso, apresentou o serviço de sua empresa, que faz a coleta de gesso da construção civil e o beneficiamentos desse material, respeitando a nova Lei do CONAMA. “Nossa empresa começará com a capacidade de reciclar 400 toneladas de gesso mês, com a perspectiva de reciclagem de duas mil toneladas mês, no prazo de cinco anos”, explicou.

Tathiana lembrou que sua empresa é a primeira no estado de São Paulo a fazer esse trabalho. “Escolhemos São Carlos para nos instalar, fazendo da cidade, mais uma vez, um exemplo de tecnologia e desenvolvimento e colocando o meio ambiente em primeiro lugar”, concluiu.

As reuniões, realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia (SMDSCT), foram coordenadoras Paulo Taú, com a presença do chefe de Divisão de Fomento à Redução e Controle de Resíduos Sólidos, Jarbas Alves e do Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Clovis Biscegli.

Leia Também

Últimas Notícias