quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Médicos do programa "Mais Médicos" visitam unidades de saúde

05 Mai 2014 - 20h37
0 - 0 -

Como parte do processo de integração com a cultura brasileira e introdução à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, visitaram na manhã desta segunda-feira (5), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Na ocasião, os profissionais conheceram como funciona o encaminhamento dos pacientes através da Atenção Básica de Saúde e quais são os serviços oferecidos pelo CEO.

Recepcionados pela supervisora, Eliana Carmona de Paula Hegg, e toda sua equipe, durante a visita, os médicos também apreciaram o espaço físico do CEO e receberam informações sobre o Programa Brasil Sorridente. “Foi uma conversa produtiva. Percebemos que eles têm um sistema de saúde muito amplo, mas as referências e ações são parecidas. A relação deles com as equipes de Saúde Bucal dentro das Unidades de Saúde vai fortalecer, ainda mais, a troca de experiências”, disse.

O processo de integração dos médicos teve inicio no dia 24 de abril. A visita ao CEO é a quinta realizada pela equipe, que já conheceu o Hospital Escola, SAMU, CAPS e o NASF. Feliz com o resultado da integração, a médica Yutmara Benevides Duque, afirmou que os profissionais estão ansiosos para o início das atividades. “Estamos motivados e agradecidos com a recepção. Com certeza, faremos um bom trabalho. Acredito que estamos prontos para trabalhar a qualquer momento”, contou.

Os médicos que chegaram a São Carlos, no mês passado, receberão bolsa do Governo Federal, cabendo ao município, fornecer auxílio moradia, transporte e alimentação. A solicitação de adesão ao programa junto ao Ministério da Saúde foi realizada em agosto de 2013. A previsão é que na primeira quinzena deste mês, os médicos já estejam atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Unidades de Saúde da Família (USF´s).

Durante a inscrição no programa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicou as Unidades de Saúde em que os médicos atuarão. Toda a questão operacional e distribuição dos profissionais serão decididas em reunião. Também participaram da visita, a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Denise Gualtieri, e a enfermeira Flávia Trevisan Figueiredo.

 

Sobre o Programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões que precisam de mais profissionais.

As vagas são oferecidas prioritariamente para médicos brasileiros. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil estará aceitando candidaturas de outros estrangeiros, com a intenção de resolver o problema, que é emergencial para o país. O programa terá duração de três anos.

Leia Também

Últimas Notícias