sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Médicos cubanos iniciam processo de adaptação nas unidades de saúde

09 Mai 2014 - 20h41
0 - 0 -

A partir da próxima segunda-feira (12), os 28 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, começam o processo de  adaptação ao atendimento dentro das Unidades de Saúde. Desde a chegada dos profissionais na cidade, no mês passado, um trabalho de integração com a cultura brasileira e introdução à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo realizada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O processo de integração teve início no dia 24 de abril, com um encontro com a equipe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), que explanou sobre o funcionamento da rede de atenção da saúde, leis, metas e sistema disponível na cidade. Como parte da integração, os profissionais também visitaram diversos pontos da cidade, Hospital Escola, SAMU, CAPS, UPA, UBS´s e USF´s, onde tiveram a oportunidade de trocar as primeiras experiências com os profissionais da rede.

Os médicos recebem bolsa do Governo Federal, cabendo ao município, fornecer auxílio moradia, transporte e alimentação para cada profissional, conforme prevê o programa. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero, o suporte obtido através do programa possibilitará ao município iniciar um projeto de investimento e melhorias.

“Esperamos por este momento desde quando inscrevemos o município no programa. Quando os profissionais estiverem totalmente adaptados, vamos aumentar o percentual do atendimento na Atenção Básica de Saúde e reorganizar todo o sistema da Rede Municipal, dando inicio a um projeto de investimento e melhorias de infraestrutura e recursos humanos.”, disse Michelli.

Satisfeita com o resultado da integração e dominando o português, a médica Yutmara Benevides Duque, que tem 12 anos de formação como médica generalista e 4 de experiência na Atenção Básica de Saúde em Cuba, salientou que toda a equipe está ansiosa para o início das atividades. “Estamos motivados e agradecidos com a recepção e troca de experiência. Com certeza estamos prontos para trabalhar e faremos um bom trabalho”, contou.

 

Sobre o Programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões que precisam de mais profissionais. As vagas são oferecidas prioritariamente para médicos brasileiros. No caso do não preenchimento das vagas, o Brasil está aceitando candidaturas de outros estrangeiros, com a intenção de resolver o problema, que é emergencial para o país. O programa terá duração de três anos.

Leia Também

Últimas Notícias