Menu
sexta, 25 de maio de 2018
Cidade

Médicos cubanos chegam a São Carlos para atuar no programa "Mais Médicos"

23 Abr 2014 - 08h29Por Da Assessoria de Imprensa
0 - 0 -

São Carlos recebeu nesta terça-feira (22), vinte e oito médicos cubanos, através do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais, que passaram por processo de adaptação na capital, foram recepcionados no Auditório Bento Prado Júnior, do Paço Municipal, pelo prefeito Paulo Altomani, pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos Alice Altomani, pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento Cláudio Di Salvo, secretários municipais e Vereadores.
 
Os médicos generalistas atuarão na Atenção Básica de Saúde (Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família) e receberão uma bolsa formação do Governo Federal, cabendo ao município fornecer auxílio moradia, transporte e alimentação para cada profissional. O projeto de lei sobre a bolsa foi encaminhado para a Câmara Municipal e aprovado por unanimidade pelos  vereadores presentes na sessão.
 
De acordo com a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Caldeira, a solicitação de adesão ao programa junto ao Ministério da Saúde, foi realizada em agosto de 2013. “Quando fizemos a inscrição no programa, indicamos algumas Unidades de Saúde em que os profissionais atuarão. Mas toda a questão operacional e distribuição dos médicos, ainda serão decididas em reunião que vamos realizar na Secretaria Municipal de Saúde”, disse Luciana.
 
Representando os médicos do Programa Mais Médicos, a médica Yutimara Benevidas Duque, não escondeu a emoção de estar entre os médicos que atuarão na cidade por três anos. “É uma experiência maravilhosa estar aqui e poder trocar conhecimentos com os colegas brasileiros. Juntos, trabalharemos para levar mais saúde à comunidade e deixar registrada a nossa colaboração”.
 

 
Estiveram presentes na cerimônia, os vereadores, Sérgio Rocha, Cidinha do Oncológico, Eduardo Brinquedos, Rodson Magno, Maurício Ortega, Roselei Françoso, Lineu Navarro, Ronaldo Lopes, Dé Alvim, Wanderlene Martins, representando Júlio Cesar, Ismael Cerminaro representando o Deputado Estadual Roberto Massafera, os secretários Celso Higashi (Transporte e Trânsito), Wiviane Spazinai Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Luciano Rocha Arantes (Comunicação), José Carlos Corrêa (Serviços Públicos), Hilário Apolinário de Oliveira (Trabalho, Emprego e Renda), Márcio Marino (Obras Públicas), José Roberto Poianas (Fazenda), Alfredo Colenci Júnior (Planejamento e Gestão), Júlio Soldado (Governo), o procurador geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, o coordenador da Defesa Civil Pedro Caballero, o comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, o coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, o presidente da PROHAB Mauro Luís Moraes e demais servidores municipais.
 
 Sobre o Programa
 
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões que precisam de mais profissionais.
 
As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, no caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil está aceitando candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver o problema, que é emergencial para o país.
 
Como funciona o programa
 
A coordenação do programa Mais Médicos será de responsabilidade dos Ministérios da Educação e da Saúde. Os médicos participantes passarão por aperfeiçoamento através da integração ensino-serviço.
 
A capacitação será realizada mediante oferta de curso de especialização por instituição pública de educação superior e envolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
A participação do médico no curso de especialização será condicionada ao cumprimento de todas as regras do Programa e à aprovação nas avaliações periódicas.
 
Cada profissional cumprirá trabalho de 40 horas semanais.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias