terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Maria Fumaça está sendo transferida da Praça Brasil para a Estação Cultura

25 Jun 2012 - 12h19
Maria Fumaça da Praça Brasil. (Foto: Tiago da Mata / SCA) - Maria Fumaça da Praça Brasil. (Foto: Tiago da Mata / SCA) -

A decisão é da Prefeitura Municipal de São Carlos e tem por objetivo de cuidar melhor da peça.

Confira as fotos em nossa galeria.

De acordo com Ana Lúcia Cerávolo, presidente do conselho curador da Fundação Pró Memória, o principal motivo da transferência da peça da Praça Brasil para a antiga Estação é pela segurança.

"Esta mudança é para a segurança da própria locomotiva, que ela está sendo depredada, deteriorada, a gente vê uma série de pichações, muita sujeira, e ela vem sendo utilizada de maneira inadequada, o que tem trazido também para a população aqui em torno da Praça Brasil, um desconforto muito grande", afirmou Ana.

O projeto da Prefeitura é que ela volte para a Estação, após 50 anos, e que seja restaurada e volte a funcionar, em um projeto a longo prazo, como um trem de turismo.

"Em um primeiro momento, até que a prefeitura obtenha a autorização para fazer o tráfego de trem de turismo, a locomotiva vai começar a ser recuperada, principalmente na sua parte física, para que a população possa visitá-la de maneira segura, tanto para que as pessoas possam entrar na locomotiva, quanto para a própria locomotiva, que ela deixe de ser depredada. Então o projeto em um primeiro momento é a limpeza total, a criação de um ambiente para que ela possa ser visitada adequadamente e posteriormente ela vai receber uma pintura adequada, por fim a gente vai começar a cuidar dela ao longo do tempo", comentou Ana Lúcia.

A limpeza da Locomotiva será de imediato e ela já será exposta na antiga Estação. Posteriormente pretende-se, nos próximos seis meses, criar um ambiente próprio para a locomotiva, com uma passarela de acesso à visitação.

Locomotiva

A Maria Fumaça da Praça Brasil, foi fabricada nos Estados Unidos, na Filadélfia, em 1891. Foi uma das primeiras a trafegar em São Carlos.

Segundo Ana Lúcia, "essa locomotiva tem uma importância histórica muito brande, ela é uma locomotiva Americana, foi uma das primeiras locomotiva a trafegar no trecho aqui de São Carlos, e ela é um registro de um período de grande riqueza econômica da cidade, de um momento de expansão da área urbana e do desenvolvimento econômico do próprio município".

Passado e Presente

Ao saber da transferência de local da Maria Fumaça, Djalma Chinaglia, foi até a praça para reproduzir uma fotografia tirada em 1971, quando a locomotiva foi trazida para a Praça Brasil. "Eu quis reproduzir a imagem como essa antiga, tentei até fazer a mesma pose", brincou ele.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/digitalizar0001-310320.jpghttp://media.saocarlosagora.com.br/uploads/digitalizar0001-2.jpg

Leia Também

Últimas Notícias