quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Macrozoneamento do Plano Diretor Estratégico é apresentado no paço municipal

14 Mar 2014 - 09h55
0 - 0 -

Com a presença do prefeito Paulo Altomani e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnoli, juntamente com o Núcleo Gestor, apresentou nesta quarta-feira (12), no auditório “Bento Prado Júnior”, do Paço Municipal, a primeira etapa da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), sobre o macrozoneamento do município.
 
Lauanna destacou durante a apresentação, as principais preocupações da administração em relação ao crescimento do município. “O plano inicial, desenvolvido pela USP, já previa uma série de restrições. Nós respeitamos, no Plano Diretor apresentado nesta quarta-feira, todas as necessidades ambientais de São Carlos, preservando nascentes, matas e determinando áreas que podem absorver expansão industrial e os locais indicados para as zonas urbanizáveis. De acordo com nossos estudos, até pela presença do aeroporto da TAM, que deverá ser internacionalizado, novos pólos industriais deverão ser instalados na saída para Ribeirão Preto, enquanto as regiões Norte e Oeste aparecem como ideais para a urbanização. O projeto apresentado foi bem aceito, com algumas sugestões, e a partir de agora vamos finalizar o restante do processo para nova apresentação, discussão e posterior envio para a Câmara Municipal”, disse Lauanna.
 
Ainda segundo a secretária, a segunda fase da revisão do PDE tem início imediato. “Para a segunda fase, vamos trabalhar com o zoneamento, estudaremos como será a dinâmica urbana da cidade, dentro do perímetro urbano e trabalharemos com algumas políticas urbanas estratégicas, como mobilidade, habitação, saneamento. Novamente tudo será apresentado para a população e amplamente discutido com a sociedade”, afirmou.
 
Após a apresentação da secretária Lauanna, o Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Dr. Sérgio Domingues de Oliveira, pediu que os profissionais da área e a própria população, agissem com consciência nos comentários e sugestões, evitando desgastes e temas contraproducentes. “Não podemos perder tempo. Que possamos aproveitar o momento para discussões produtivas, já que a cidade de São Carlos é privilegiada em razão da excelência de pessoas com grande conhecimento nas áreas de engenharia e arquitetura. Devemos aproveitar todo esse conhecimento para buscar benefícios para a cidade, considerando duas vertentes: a conciliação do crescimento econômico, com a sustentabilidade. Devemos considerar o bem comum, respeitar o desejo da maioria e não pensar de forma unilateral. Que todos se manifestem de forma concreta e clara, para que as opiniões e sugestões possam ser apreciadas e analisadas”, ressaltou o promotor.
 
O prefeito Paulo Altomani, ficou satisfeito com a apresentação e com o grande número de pessoas presentes no auditório.  “Iniciamos o primeiro debate sobre o macrozoneamento do município, que irá definir os cinco vetores de crescimento da cidade, buscando preservar o meio ambiente, os mananciais e principalmente os córregos do Espraiado, Ribeirão Feijão e represado 29, e toda a potencialidade de água que temos para abastecer a cidade nos próximos anos. Abrimos esta discussão, pois essa revisão deveria ter sido feita em 2010. Este debate com a sociedade é muito importante e democrático e fiquei muito contente em encontrar o auditório praticamente cheio, com muitas lideranças de diversos segmentos de nossa sociedade. Este é um marco, onde damos o pontapé inicial e ao longo dos próximos sessenta dias teremos uma ampla discussão, até a apresentação na Câmara Municipal”, disse Altomani.
 
 Os Núcleo Gestor do Plano Diretor Estratégico apresentado na quarta-feira, é composto pelos profissionais: Flávio Fernandes (Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano), Rafalea Garcia viviani (Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano), Mario Henrique Dias Pelissari (Secretaria de Obras Públicas), Marcelo Luiz Ferreira (Secretaria de Serviços Públicos), Mateus Araújo e Silva (Secretaria de Transporte e Trânsito), José Francisco Pires (Secretaria de Governo), Roberto Carlos Cardoso Caetano (Secretaria de Cidadania e Assistência Social), Benedito Carlos Marchezin (SAAE), Mariana Arruda Camargo Lucchio (Fundação Pró-Memória),  Nadia Fontes (PROHAB) e Daniel Tonelli Caiche (Coordenadoria de Meio Ambiente)”.
 
Além do prefeito Altomani e da primeira dama Alice, estiveram presentes na apresentação do PDE, os vereadores, Equimarcílias Freire, representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, Roselei Françoso e Sergio Rocha, os secretários Julio César Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), Márcio Marino (Obras Públicas), José Galizia Tundisi (Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia/ Meio Ambiente), José Carlos Correa (Serviços Públicos), Helena Maria do Carmo Antunes (Administração e Gestão Pessoal), Hilário Apolinário de Oliveira (Trabalho, Emprego e Renda), Luciano Arantes (Comunicação), o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o presidente da PROHAB, Mauro Luiz Moraes, o Procurador Geral do município, Waldomiro Antonio Bueno de Oliveira, o presidente do Condusc, André Fiorentino e o industrial, Antonio Florindo Zanetti.

Leia Também

Últimas Notícias