sexta, 29 de março de 2024
Reconhecimento

IFSC/USP São Carlos comemora 60 anos de Glaucius Oliva e “30 anos de Cristalografia de Proteínas”

30 Out 2019 - 13h11Por Redação
IFSC/USP São Carlos comemora 60 anos de Glaucius Oliva e “30 anos de Cristalografia de Proteínas” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (USP) realiza nesta quinta-feira, 31, a partir das 13h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), o workshop comemorativo dos “60 anos do Prof. Glaucius Oliva” e os “30 anos de Cristalografia de Proteínas no IFSC/USP).

Participarão deste evento, entre muitos convidados, os professores Sir Tom Blundell (Universidade de Cambridge), Yvionne Mascarenhas (IFSC/USP), Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP - Araraquara), Dulce Helena Ferreira de Souza (UFSCar) e Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP).

A abertura do evento estará a cargo do Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Vanderlei Bagnato.

Glaucius Oliva é Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos - um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP.

Seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e química medicinal aplicados ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras.

Glaucius Oliva doutorou-se em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres, em 1988, liderando, atualmente, uma equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.

É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro da TWAS (The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries) e Fellow do Birkbeck College - University of London. Foi Diretor (2010) e Presidente (2011-2015) do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, bem como fundador e membro do Governing Board do Global Research Council (GRC).

Toda a comunidade do Campus USP de São Carlos está convidada a participar deste workshop.

Leia Também

Últimas Notícias