quinta, 28 de março de 2024
Atividade aberta

Hospital Universitário da UFSCar promove Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde

17 Out 2018 - 15h38Por Redação
Hospital Universitário da UFSCar promove Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará seu 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (EnPe-Saúde). A atividade é aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Saúde e de outras áreas que se relacionam com a temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento. Além disso, está aberto o prazo para submissão de trabalhos a serem apresentados durante Encontro.

O principal objetivo do evento é contribuir para a construção da identidade do HU-UFSCar como um hospital de excelência em atividades de ensino, pequisa e extensão. "Desejamos apresentar à sociedade o grande diferencial do HU: um ambiente de formação profissional de qualidade e de geração de conhecimento científico que qualificam a assistência à saúde das pessoas e possibilitam o desenvolvimento de práticas inovadoras em benefício de todos", afirma Flávia Pileggi, responsável pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU, organizadora do evento.

Para Pileggi, o 1º EnPe-Saúde será importante para o compartilhamento de saberes e de reflexões sobre ações de ensino, pesquisa e extensão no ambiente hospitalar, que proporcionará o fortalecimento da rede de cuidados em saúde. A expectativa também é colaborar com a vocação do HU, ao unir o pensamento científico às práticas em saúde, por meio de uma participação ativa de estudantes, pesquisadores, profissionais e a comunidade.

A expectativa é que o Encontro seja promovido anualmente, sempre na finalização do período letivo.

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO HU-UFSCar

Atualmente, são realizadas no Hospital 40 pesquisas, atividades extensionistas e estágios com cerca de de 200 alunos de graduação. De acordo com Pileggi, a promoção dessas ações no HU-UFSCar se reflete na qualidade da assistência oferecida aos pacientes. "Um hospital que desenvolve atividade de ensino está sempre comprometido com as melhores práticas em saúde, respaldadas em protocolos e evidências científicas. Ao mesmo tempo, os projetos de pesquisa realizados no HU têm como objetivo gerar mais conhecimentos e as atividades extensionistas promovem a atuação de diferentes profissionais, ampliando a rede de cuidados dispensados aos pacientes do Hospital", afirma a gerente da GEP.

Outro grande diferencial do HU é a interprofissionalidade no atendimento ofertado. O Hospital, como um todo, oferece oportunidade de atuação em diversas áreas, não apenas da Saúde, mas também em outras correlacionadas, como Engenharia, Administração, Serviço Social etc. "Um hospital universitário favorece a prática profissional integrada e colaborativa, o que requer a ação de inúmeras áreas que se complementam e se fortalecem", destaca Pileggi.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

O 1º EnPe-Saúde terá conferências, mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos (comunicação oral e pôster). Os temas abordados serão: Inovação em saúde; Ensino em ambiente hospitalar; Ensino a distância em saúde; Pesquisa clínica; Pesquisa em ambiente hospitalar; Atividades extensionistas em ambiente hospitalar; Aprendizagem por simulação: urgências em ambiente pré-hospitalar e hospitalar; Interprofissionalidade no cuidado em saúde; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A programação completa está sendo finalizada e pode ser acompanhada no site https://gephufscar.wixsite.com/enpe-saude. As atividades acontecerão no HU-UFSCar e também no Auditório do DMed e na Unidade de Simulação em Saúde, que ficam na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Interessados em participar podem se inscrever até o dia do evento, por este formulário online (encurtador.com.br/lmAIN). A submissão de trabalhos a serem apresentados no 1º EnPe-Saúde deve ser feita até o dia 5 de novembro, neste formulário online (encurtador.com.br/dexE5). Todas as instruções estão disponíveis no site da iniciativa, onde também constam os links para os formulários de inscrição. Todos os participantes receberão certificado.

O 1º EnPe-Saúde é organizado pela GEP do HU-UFSCar, em parceria com o grupo de trabalho "Programa de Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Estratégias de Avaliação (MetAA)" da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar. A realização tem apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU-UFSCar, da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e das pró-reitorias de Extensão (ProEx), de Pós-Graduação (ProPG) e de Pesquisa da UFSCar (ProPq).

As informações completas devem ser acessadas em https://gephufscar.wixsite.com/enpe-saude e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gepext.hufscar@ebserh.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias