terça, 16 de abril de 2024
Medicina de Família e Comunidade e Clínica Mé

Hospital Universitário começa a oferecer programas de Residência Médica

14 Jan 2019 - 12h46Por Redação
Hospital Universitário começa a oferecer programas de Residência Médica - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou, no início de janeiro, o edital do processo de seleção de candidatos para os Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) e em Clínica Médica (RMCM), aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e que terão início em março deste ano. Essa é a primeira oferta de Residência Médica no Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da UFSCar.

"Os programas de Residência consolidarão ainda mais nosso Hospital em sua principal vocação, que é a do ensino. Além disso, o constante aprimoramento do corpo clínico, dos docentes e dos residentes exigido por esses programas impactará positivamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à população de São Carlos e região", afirma Paulo Magalhães Gomes Ramacciotti, Chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU. "Por exemplo, o programa RMFC terá impacto direto na qualificação da Atenção Básica, uma vez que os residentes tendem a ser profissionais atualizados nas tecnologias da Atenção Primária à Saúde e no trabalho em equipe, interprofissional", completa Ramacciotti.

Segundo ele, os residentes do HU terão uma oportunidade de formação diferenciada, já que poderão contar com moderna infraestrutura para atuação profissional e com a supervisão de um corpo clínico com ampla expertise. "Nosso Hospital encontra-se em pleno processo de crescimento, com ampliação constante do número de leitos de enfermaria, diferentes tipos de ambulatórios e, muito em breve, com UTI e centro cirúrgico; a expectativa é que nossos residentes tenham participação direta nesse processo de crescimento. A supervisão constante e qualificada pelo nosso corpo docente e clínico, o apoio da UFSCar e os diversos cenários para prática profissional também são grandes diferenciais de nossos programas", elenca Ramacciotti.

Cada programa - completamente gratuito - tem a duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais.

INSCRIÇÕES

Para a Residência na área de Medicina da Família e Comunidade são oferecidas duas vagas; já em Clínica Médica são quatro vagas. As inscrições estarão abertas de 24 a 27 de janeiro, são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.concursos.ufscar.br.

O processo seletivo será constituído de duas avaliações, ambas de caráter eliminatório e classificatório: prova objetiva e análise e arguição do currículo (entrevista). A estrutura da prova, os documentos necessários para inscrição, requisitos e demais informações sobre a seleção devem ser consultadas no edital disponível em www.concursos.ufscar.br, seguindo o menu "Inscrições abertas" e "Residência".

Leia Também

Últimas Notícias