sexta, 19 de abril de 2024
Memória

Há 50 anos, São Carlos ganhava a UFSCar

23 Mai 2018 - 08h17Por Redação
Há 50 anos, São Carlos ganhava a UFSCar - Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

O dia 23 de maio é importante para São Carlos. Principalmente na área da educação. Há exatos 50 anos, o general Artur da Costa Silva assinava o decreto 62.758 de 1969, autorizando a instalação da Universidade Federal de São Carlos.

A cerimônia contou com presenças ilustres como os deputados Ernesto Pereira Lopes e Lauro Monteiro da Cruz. As atividades letivas começaram em 13 de março de 1970, nas instalações da antiga Fazenda Trancham, recebendo então 96 universitários para os cursos de Engenharia de Materiais (então inédito na América Latina) e Licenciatura em Ciência, hoje extinto.

Para marcar tão significativa data, o jornalista Cirilo Braga, hoje colunista no São Carlos Agora, postou em sua página no Facebook, a chegada da UFSCar em nossa cidade.

Cirilo escreve todas as sextas-feiras o artigo intitulado “Memória São-carlense”.

O POST

Abaixo, a postagem efetuada por Cirilo Braga a respeito da chegada a UFSCar há 50 anos:

“Há exatos 50 anos, São Carlos conquistava a primeira universidade federal do interior paulista. Em 23 de maio de 1968, o General Artur da Costa e Silva assinou o decreto No. 62.758 de 1968, determinando a instalação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O ato contou com presenças dos deputados Ernesto Pereira Lopes – que antecipou a notícia à cidade – e Lauro Monteiro da Cruz, autor da emenda que a criara. As atividades letivas da UFSCar foram iniciadas em 13 de março de 1970, nas instalações da antiga Fazenda Trancham, recebendo os primeiros 96 alunos para os cursos de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina, e Licenciatura em Ciências, hoje extinto. Atualmente a UFSCar figura no Top 10 das instituições de ensino superior no país e além do campus de São Carlos mantém campi em Araras (criado em 1991), Sorocaba (2005) e Lagoa do Sino, em Buri (2013).”

Leia Também

Últimas Notícias