sexta, 19 de abril de 2024
Segurança

Funcionários da Suzantur participam do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes

19 Abr 2019 - 07h33Por Redação
Funcionários da Suzantur participam do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Funcionários da Transportadora Turística Suzano Ltda (Suzantur), filial São Carlos, participaram nesta semana de uma ação do programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. Com duas turmas por dia, nos turnos da manhã e tarde, cerca de 300 funcionários da área de operação (motoristas, fiscais e cobradores), manutenção e administrativo participaram dos treinamentos realizados na garagem da empresa em São Carlos.

Em um trabalho intenso de mobilização e organização das equipes, as palestras foram acompanhadas pelo gerente operacional da Suzantur, Aniceser Santana, pelo coordenador operacional Thyago Henrique Genari e pelo instrutor de treinamento, Paulo Alberto Leoncio, que destacaram a importância da parceria da empresa com o SEST SENAT e lembraram a responsabilidade que o motorista profissional tem que ter com a segurança do trânsito. “O Código de Trânsito determina que o veículo maior cuide dos menores. Todos os dias, a Suzantur tem cerca de 100 ônibus rodando pela cidade e somos responsáveis pela segurança de nossos passageiros, dos carros de passeio, dos motociclistas, ciclistas e pedestres. Toda orientação, informação e conscientização são bem-vindas nesse sentido”, destacou Thiago.

Um tema em destaque na ação foi a questão do uso de celular como causa de acidentes. Dados mostram que só no último ano houve um aumento de 30% nos acidentes de trânsito, principalmente por causa do uso do celular. “A CNH é a ferramenta de trabalho do nosso motorista. Só de manusear o celular enquanto dirige, a pessoa comete infração gravíssima, soma sete pontos na CNH, paga multa de R$ 293,47, pode perder a carteira e consequentemente o emprego! Já temos uma campanha interna com o lema “NENHUMA MENSAGEM VALE MAIS QUE A VIDA. Celular e Direção NÃO COMBINAM”, mas que agora foi reforçada pela ação do SEST SENAT”, lembrou Paulo Alberto Leoncio.

Todos os funcionários da Suzantur São Carlos passam por cursos de formação, capacitação e reciclagem oferecidos pelo SEST SENAT na sede da entidade em Araraquara. Já o programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes está sendo realizado por uma das unidades móveis do SEST SENAT que, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), percorrem toda a região levando orientações sobre práticas e hábitos que tornam o trânsito mais seguro, além de informações sobre os serviços oferecidos nas mais de 140 unidades do SEST SENAT em funcionamento.  Na Suzantur, o trabalho foi feito pela técnica de eventos, Teresa Ap. Genaro Rodrigues de Jesus, a assistente de eventos Maria Alice Ferreira e o instrutor Gustavo Rosa Pereira.

UNIDADE SEST SENAT EM SÃO CARLOS

Em abril de 2019, a Prefeitura assinou um termo de doação de área para construção de uma unidade operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) em São Carlos.

A unidade São Carlos do SEST SENAT, com previsão para ser inaugurada no final de 2019, terá mais de 1.900 metros quadrados de área construída em um terreno de 9.412 mil metros quadrados, localizado no Jardim Novo Mundo. O investimento previsto é R$ 20 milhões.

O prédio será estruturado em duas edificações principais, com os módulos de Desenvolvimento Profissional e Promoção Social.

O SEST SENAT são entidades civis do Sistema “S”, como SESC, SENAC, SESI, SEBRAE, entre outros, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. 

Leia Também

Últimas Notícias