sexta, 29 de março de 2024
Imposto de Renda

Fumcad ganha aplicativo que facilita doação

23 Out 2018 - 07h37Por Redação
Fumcad ganha aplicativo que facilita doação - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Facilitar o mecanismo de destinação de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Essa foi a principal meta do Departamento de Computação da UFSCar para a criação do aplicativo DoeFUMCAD. O APP foi lançado na manhã desta segunda-feira (22), no Paço Municipal.

“Eu e minha esposa que também é professora, mas na USP, há vários anos fazemos doações ao FUMCAD. E todo final de ano era muito complicado. A ideia foi então desenvolver algo para descomplicar a vida do contribuinte doador e com isso, promover uma quantidade maior de doações”, explicou César Teixeira, do Departamento da Computação da UFSCar.

Com a ideia formatada, os alunos da Ciência da Computação da UFSCar foram a campo. “Nós visitamos muitas instituições e ouvimos os problemas que elas tinham. O mais relatado foi a dificuldade com a realização das doações. Nosso principal desafio foi a comunicação entre Prefeitura e instituições, o que exigiu da gente muitas reuniões”, afirmou Gabriel Olivato, estudante de Ciência da Computação.

Os alunos partiram do princípio que o novo mecanismo tinha que ser simples. “Até então, o meio de fazer a doação era muito complicado. Nossa proposta foi fazer um app simples e seguro. Agora é só entrar no aplicativo, escolher uma instituição, definir o valor e gerar o boleto para pagamento ou na internet bank ou nas lotéricas”, contou o estudante Gabriel Nardy, da Ciência da Computação.

O aplicativo já está disponível e qualquer pessoa pode fazer o download na loja PlayStore. “O sistema vem atender uma expectativa antiga das instituições, pois a forma de doação atual é bastante complicada, deixava muitas dúvidas e às vezes alguns dissabores para quem fazia a doação. Com o aplicativo, todas essas dúvidas e problemas são sanados. Fica muito fácil fazer a doação e é a oportunidade das pessoas que moram e vivem em São Carlos deixar uma parcela significativa do imposto de renda na cidade”, afirmou Antônio de Almeida da Silva Filho, da instituição Nosso Lar.

Outro benefício da parceria é proporcionar aos estudantes a integração com a comunidade. “A parceria é importante em muitos aspectos. Os alunos podem aplicar os conhecimentos que estão aprendendo na universidade na prática, além do cunho social e atendimento a comunidade, juntando capacitação com bem estar social e em beneficio da população de maneira geral”, afirmou Hélio Crestana Guardia, diretor do Departamento da Computação da UFSCar.

A dedução de doações ao FUMCAD no Imposto de Renda está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e em legislação tributária específica, que regulamenta a contribuição de pessoas físicas e jurídicas. Parte do imposto de renda devido pode ser destinada aos programas sociais de promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes brasileiras. A doação pode ser de até 6% para pessoa física e 1% pessoa jurídica.

Os recursos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente são destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltados para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“O aplicativo é uma inovação e foi criado aqui em São Carlos. É uma invenção de uma parceria entre Prefeitura e UFSCar. O app vai nos auxiliar em muitas coisas. Uma delas é facilitar o processo de destinação de recursos, uma forma de divulgar o trabalho das instituições e também, nos ajuda demais na questão da transparência dessa conta do FUMCAD porque a partir do aplicativo a gente sabe em tempo real, quem doou, para quem doou, quanto doou, se pagou o boleto, quanto foi doado por ONG”, explicou o secretário de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm.

O aplicativo Doe FUMCAD já está disponível.

Leia Também

Últimas Notícias