quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Fotos do Parque Ecológico de São Carlos são selecionadas pela BBC

13 Fev 2014 - 19h14
0 - 0 -

Duas fotos de animais em recintos do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”de São Carlos (PESC), feitas pela bióloga e fotógrafa amadora, Flávia Bueno, foram selecionadas em um concurso da emissora de televisão internacional BBC (British Broadcasting Corporation).

 As imagens mostram uma Irara (Eira barbara) sobre uma folha de palmeira e uma família de Antas (Tapirus terrestres), entrando na represa do Parque.

A proposta da BBC, com sede em Londres, na Inglaterra, foi reunir imagens sobre a diversidade de animais selvagens em zoológicos do mundo, por meio de chamadas em suas sucursais.

Flávia Bueno explicou que, como parte de seu projeto de Mestrado, visitou vários zoológicos e parques para registrar o comportamento de auto-limpeza de algumas espécies. “Foi muito gratificante fotografar os animais nas posições em que estavam. A Irara estava muito atenta, observando alguma coisa. Já as antas estavam todas deitadas e após algum tempo, o macho se levantou e foi seguido pelo filhote e pela fêmea. Tive muita sorte de estar lá, naquele momento exato”, descreveu. A bióloga acrescentou que essas imagens ainda poderão contribuir para divulgação da beleza desses animais, pouco conhecidos.

Para o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani, além da qualidade técnica das fotos, a composição foi valorizada pelo cenário. “Os recintos das duas espécies são muito arborizados e com características bastante naturais, oferecendo um agradável bem estar não só para os animais, mas também para quem observa”, explicou Fernando destacando que essa característica é marcante por todo o Parque.

A bióloga e fotógrafa amadora ressaltou que, realmente, os recintos do Parque Ecológico de São Carlos ajudaram nas fotos. “Vários elementos contribuíram para a produção das fotos, como o lago no recinto das Antas e a vegetação existente no recinto das Iraras, que são exímias escaladoras e, frequentemente, apresentam este comportamento quando estão em seu ambiente natural”.

As imagens selecionadas estão disponíveis no endereço eletronico:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/02/140208_galeria_leitores_zoologico_fl.shtml

O Parque, que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2,  é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 08h00 às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias