quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Feira no Parque Ecológico comemora o dia do cerrado

11 Set 2014 - 20h59
0 - 0 -

Como parte das atividades comemorativas do aniversário de 38 anos do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” e do Dia Nacional do Cerrado Brasileiro, comemorado em 11 de setembro, a equipe do Parque Ecológico organizou, juntamente com alguns artesãos da cidade, a Expo-Cerrado, uma feira de produtos relacionados ao bioma, que acontece nos dias 14 e 21 de setembro, das 9 horas às 16h30, nas dependências do Parque. 

Fernando S. Magnani, Administrador do Parque, destacou que a finalidade da feira é aumentar a relação dos moradores da região com o ambiente cerrado, que possui vários fragmentos florestais próximos ao município. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância desse ecossistema, que está ameaçado”. 

O cerrado brasileiro já ocupou 35% ou, aproximadamente, 2.000.000Km2 do território brasileiro e se estendia para outros países como a Bolívia e Paraguai. Estudos científicos registram mais de 837 espécies de aves, sendo 161 de mamíferos silvestres diferentes, nativos desse espaço. “Porém, com a ocupação para uso da agricultura e pecuária, esse bioma foi reduzido a cerca de 20% do total e é considerado um dos mais ameaçados do planeta”, explicou Magnani. 

O Parque Ecológico de São Carlos, historicamente, defende a conservação do cerrado, por meio de programas educacionais, plantio de mudas pelas escolas e conscientização de seus visitantes. O Parque possui, inclusive, uma área destinada ao cerrado, com vegetação e animais típicos desse ecossistema, como Tamanduá Bandeira, Veado Catingueiro, Ema e Lobo Guará.

 

Confira a programação especial de aniversário do Parque Ecológico 

14 e 21/9 - Expo-Cerrado (feira de artesanatos relacionados ao Cerrado) e atividades educacionais no Parque Ecológico, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado (11/9).

17/9 - Curso interno de Primeiros Socorros ministrado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde / SAMU.

20/9 - Abertura do Recinto para Tamanduá Mirim e Teiús, espécies típicas do Cerrado Brasileiro.

23/9 - Apresentação de Palestra sobre a Tese: “A Contribuição de Zoológicos Paulistas para a Concepção de Recintos Educadores para Conservação de Onças Pardas”, no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque, ministrado por Sara Monise de Oliveira (Doutoranda em Ciências – Ecológia e Recursos Naturais).

24/9 - Palestra sobre os trabalhos sócio-ambientais desenvolvidos por Jardins Zoológicos na Universidade Federal de São Carlos Campus de Araras/SP. 

 

Informações no Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ou pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias