quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Exposição de ferramentas do campo apresenta tecnologias de ontem e de hoje

22 Abr 2014 - 09h30Por Prefeitura Municipal de São Carlos
0 - 0 -

Quem vê as tecnologias avançadas, como GPS, sensores modernos, veículos aéreos não tripulados sobrevoando as lavouras não imagina que a realidade do campo, em tempos atrás, foi bem diferente do cenário de hoje. Uma mostra com cerca de 400 dessas ferramentas, que ajudaram a construir o Brasil rural e serviram de inspiração para o desenvolvimento de equipamentos modernos pode ser vista, a partir do dia 22, às 14h30, quando será inaugurada, em São Carlos (SP) 

A exposição, em sua segunda edição, está no Museu de Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino”, onde as duas unidades da Embrapa– Instrumentação e Pecuária Sudeste - apresentam instrumentos que fizeram e fazem parte da pesquisa agropecuária. A mostra – que vai até 02 de agosto - está estruturada em ciclos. Quem visitar a exposição terá a oportunidade de fazer um passeio pela história rural do país ao passar por um circuito, que tem início com ferramentas indígenas, seguido por reprodução de ambientes que destacam o cotidiano e a realidade das fazendas em meados da década de 50 e 60 no Brasil.

Esses ambientes estarão representados por peças de ferraria; paiol de ferramentas; uma vendinha/mercearia com utensílios que eram utilizados e comercializados na época; a cozinha de uma casa rústica de colono; uma casa de fazendeiro, mais requintada e com utensílios mais modernos, com destaque para hábitos/necessidades do campo, como corte e costura, peças para asseio e preparação dos alimentos; um curral, além de apresentação de grandes máquinas – de tração humana, animal e hidráulica, simulando a aplicação no campo, em áreas caracterizadas, como um terreiro de café.

A exposição, composta em grande parte por peças que fazem parte do acervo do pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luiz Alberto Colnago, fará um link das ferramentas antigas com tecnologias mais modernas desenvolvidas pelas duas unidades da Embrapa, em São Carlos. Entre os objetivos da mostra estão: resgatar a memória das tecnologias utilizadas no campo; apresentar a evolução das ferramentas para a agropecuária utilizadas no Brasil; fortalecer a imagem e atuação da Embrapa junto ao público urbano; envolver a comunidade na comemoração dos 30 anos da Embrapa Instrumentação e dos dois anos do Museu de Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino”.

Ferramentas de ontem e de hoje

Entre os instrumentos antigos estão uma máquina de uso manual para debulhar o milho e um picador de cana e capim. O destaque é para o moinho de pedra de fazer fubá. A máquina é composta de duas pedras que esmagam os grãos transformando-os na espessura desejada, grosso ou fino (fubá), ou trituração (quirela). Normalmente era movido por uma roda d’água.

Os equipamentos modernos estão representados por um tomógrafo de campo; expositores com pesquisas na área de nanotecnologia; sistema de identificação eletrônica, destinado a rastreabilidade do rebanho bovino; canga, uma espécie de cápsula dosadora de gás para coletar o metano emitido pelo gado; e câmara coletora de gases do solo.

Leia Também

Últimas Notícias