quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Evento em São Carlos mostra iniciativas positivas em escolas públicas do País

07 Mai 2014 - 08h58
0 - 0 -

Quando se fala no ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil, é comum atribuir a ele uma má qualidade. Mas será que essa generalização é correta?

Com o objetivo de discutir essa questão e apresentar iniciativas positivas que geraram bons resultados na aprendizagem dos alunos em escolas públicas, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, realiza no dia 15 de maio, a partir das 8 horas, no auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, o III Seminário do Ciência Web.

Com o tema Marcos positivos da educação científica no Brasil, o evento vai trazer palestras com representantes de diversas escolas que se destacaram em olimpíadas científicas e em avaliações educacionais, como o Enem.

Entre as escolas convidadas, estão a Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), e a Escola Estadual Terezinha Pereira, de Dores do Turvo (MG), recordistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Também estará presente o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que obteve a melhor nota entre as escolas públicas no Enem 2012.

Além das escolas, o professor da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) Nilson José Machado também vai abordar esse contraste existente no ensino público. Por fim, serão apresentados recursos multimídia que podem ser utilizados como ferramentas auxiliares na aprendizagem e motivação dos alunos, desenvolvidos pela empresa MZO Interativa e pela Fundação Lemann.

O III Seminário do Ciência Web é voltado a gestores e professores de escolas públicas e alunos de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas, além de interessados no tema. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO) e do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).

A programação completa está disponível no site www.cienciaweb.com.br/IIIseminario. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a véspera do evento também pelo site www.cienciaweb.com.br/IIIseminario.

Sobre a Agência Ciência Web

A Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP.

Com o objetivo de estimular o interesse de alunos de ensino médio de escolas públicas por Ciências e pelas carreiras científicas, a agência produz e disponibiliza em seu portal na internet vídeos, jogos e matérias jornalísticas sobre temas nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. O material também pode ser utilizado pelos professores para complementar os conteúdos dados em sala de aula.

O projeto é mantido por convênios com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leia Também

Últimas Notícias