sexta, 19 de abril de 2024
Educação

Encontro regional discute melhorias na formação e na estrutura das bibliotecas

14 Jun 2018 - 19h20Por Redação
Encontro regional discute melhorias na formação e na estrutura das bibliotecas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Formação para os bibliotecários e apoio para reestruturação das bibliotecas são as prioridades definidas pelos profissionais que participaram do 2º Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de São Paulo (Enbiesp), realizado em São Carlos, no mês passado.

Organizado por bibliotecários voluntários com o objetivo de fortalecer a classe bibliotecária por meio de uma rede de troca de informações, o Encontro contou com a participação de 120 pessoas de São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Bauru, Botucatu e Ribeirão Preto.

Na abertura do evento, Adriana Cybele Ferrari, representante da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), entregou ao diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI), Cesar Maragno, um manifesto.

O documento solicita ao executivo e legislativo, a reativação do Conselho Gestor do SIBI, a implantação do Fundo Municipal do Livro e o cumprimento da Política Municipal do Livro. A Federação se comprometeu a auxiliar o Comitê Gestor do SIBI no desenvolvimento das ações, apoiar parcerias com os mais diversos órgãos para o aperfeiçoamento e treinamento profissional.

Segundo o diretor do SIBI, o município tem trabalhado para atender as demandas. “Estamos desenvolvendo várias ações para o desenvolvimento das bibliotecas públicas da rede. A parceria com a Federação vai possibilitar que as ações avancem com mais qualidade, principalmente pelo potencial que temos na região. Na próxima semana teremos o primeiro encontro técnico”, afirmou.

Na avaliação dos participantes, 2º Enbiesp, o encontro foi um momento de reflexão e consciência dos bibliotecários sobre a relevância do seu papel. A principal bandeira do encontro foi a união em prol da melhoria da atuação profissional e nos locais de trabalho, através da formação continuada e da reestruturação da área.

Leia Também

Últimas Notícias