quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Encontro Interprofissional enfatiza cuidados a infância e adolescência de São Carlos

Atividade é voltada a estudantes, pesquisadores e profissionais e as inscrições já estão encerradas

19 Abr 2018 - 13h52Por Redação
Atendimento da LCIA da UFSCar é direcionado para crianças e adolescentes - Crédito: CCS/UFSCarAtendimento da LCIA da UFSCar é direcionado para crianças e adolescentes - Crédito: CCS/UFSCar

No dia 23 de abril, a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o 2º Encontro Interprofissional em Saúde. O tema será "Desafios do fluxo na rede de cuidados a infância e adolescência em São Carlos" e a apresentação será coordenada pela Linha de Cuidado em "Infância e Adolescência" (LCIA) da USE.

A temática abordará como acontecem a chegada, os encaminhamentos e a permanência de crianças e adolescentes nos equipamentos de saúde, educacionais e assistenciais do município de São Carlos (SP). Para Amanda Dourado Fernandes, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e coordenadora da LCIA, são vários os desafios nesse contexto, "desde a forma como os equipamentos realizam os encaminhamentos, referências e contra referências até os processos de alta". Para a professora, debater esse assunto no âmbito da USE, onde a LCIA atua de forma concreta no cuidado de crianças e adolescentes com necessidades e demandas especiais, é fundamental. "Compreende-se que o cuidado a infância e adolescência, independentemente do tipo de demanda que o usuário apresente, deve responder a alguns princípios de forma a possibilitar um cuidado integral e efetivo. Dentre eles, tem-se o cuidado em rede e intersetorial, encaminhamentos implicados e co-responsabilização pelo cuidado. A LCIA, por realizar diferentes ações voltadas a esse público, tem o compromisso de atuar de forma a garantir os direitos dessa população", considera Amanda Fernandes.

Os Encontros Interprofissionais em Saúde são uma iniciativa da USE, iniciada em 2017, com o objetivo de construir a integralidade do cuidado, o trabalho interdisciplinar e prover a assistência de qualidade ao usuário. Durante o ano passado, a Unidade promoveu oito encontros, que contaram com a presença de 485 participantes, incluindo alunos de todas as áreas do conhecimento, docentes e diversos profissionais de Saúde - tanto da USE como de outros serviços da rede de saúde, de educação e assistencial de São Carlos. Neste ano, a primeira edição abordou a temática "Saúde integrativa e ecologia: autocuidado com ervas e plantas medicinais e terapêuticas".

A atividade é aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de Saúde e de outras áreas que tenham interesse na temática. As vagas para esta edição do Encontro já foram preenchidas. O evento tem início às 12 horas, no Auditório da USE, que fica na área Norte do Campus São Carlos. Os participantes receberão certificado.

Leia Também

Últimas Notícias