quinta, 18 de abril de 2024
Educação

Em clima de alegria, calouros são recepcionados pela USP São Carlos

19 Fev 2019 - 13h30Por Redação
Em clima de alegria, calouros são recepcionados pela USP São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi em clima de alegria que os novos ingressantes dos cursos ministrados no Campus USP de São Carlos participaram da cerimônia de abertura da XXI Semana de Recepção aos Calouros, um evento que ocorreu segunda-feira, 18, no Centro de Eventos do Campus, e que contou com a presença de muitos familiares e amigos dos jovens que neste momento ingressam oficialmente na USP.

Coube ao Coral da USP de São Carlos abrir o momento solene com uma magnífica interpretação do Hino Nacional do Brasil e que antecedeu a chamada das autoridades que compuseram a mesa de honra, na circunstância: Vice-Reitor da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes; Presidente do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos e diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Prof. Paulo Sérgio Varoto;  diretor eleito da Escola de Engenharia de São Carlos (com mandato a partir de 25 de fevereiro do corrente ano – EESC/USP), Prof. Edson Wendland; diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Profª. Maria Cristina Ferreira de Oliveira; diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Vanderlei Salvador Bagnato; diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Prof. Emanuel Carrilho; vice-diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), Prof. Joubert José Lancha; Prefeito do Campus USP de São Carlos (PUSP/SC), Prof. Sergio Paulo Campana Filho.

As palavras do diretor do IFSC/USP foram na mesma linha de todos os oradores, ao dar as boas vindas aos ingressantes de 2019 “(...) na maior e melhor Universidade da América Latina, atendendo a que a USP é a única da América Latina no ranking mundial de melhores universidades. Gostaríamos de ter a capacidade de admitir muito mais alunos, porque por cada um de vocês que entrou aqui, vinte outros ficaram de fora. Aos pais, certamente é uma satisfação verem os filhos conquistarem um lugar na melhor universidade deste país (...)”, tendo sublinhado que todos os estudantes presentes na cerimônia irão passar, algum dia de sua vida, pelo Instituto de Física de São Carlos. “O IFSC/USP é uma máquina de conhecimento em si mesmo, assim como uma ferramenta para outros cursos, como matemática, química e  engenharia, principalmente”.

Bagnato enfatizou que a cerimônia de recepção aos calouros era o início de uma missão, uma espécie de viagem na preparação de profissionais para atender a sociedade. “Contudo, a pergunta que fica, é a seguinte: do que depende a nossa missão? Depende do dia de hoje, depende dos personagens envolvidos, depende dos professores, mas depende muito mais de vocês. Hoje é o dia de nos comprometermos com a determinação de fazer bem essa viagem. Para os estudantes é difícil, já que é uma mudança de hábitos; mas temos que começar determinados a que tudo dê certo. E não é fácil, porque como tal como uma viagem existirão altos e baixos, curvas perigosas, momentos de cautela e regras a serem seguidas. Aqui é um lugar que você tem que observar a paisagem, mas tem que ficar atento às regras.  Aprendam a conviver na Universidade, porque aqui, como no mundo lá fora, as pessoas pensam diferente e lembrem-se que nenhum sofrimento é para sempre: há momentos de tristeza e tensão, mas você deve aprender a superar esses momentos. Identifique o que aconteceu e o que precisa mudar. A prova correu mal?? Não desanime!!! É só uma prova e haverá outras para mostrar seu valor. Esteja certo que aqui encontrará o apoio que necessita, uma mão amiga e a disponibilidade total dos docentes e funcionários para que você siga sempre em frente rumo ao sucesso”.

“Vamos mostrar aos nossos alunos o que esta Universidade é capaz de fazer”

Para o Vice-Reitor da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, o programa de recepção conjunta acontece formalmente aqui em São Carlos há cerca de quatro anos, que representa um momento em que tanto os alunos quanto seus familiares interagem com todo o corpo docente e os alunos veteranos. O que acontece este ano em relação aos outros anos, segundo Hernandes, é que este momento que acontece na USP São Carlos ficou sincronizado com os demais campi da USP e aí cada vez mais se valoriza o esforço das famílias dos alunos para que eles possam estudar na Universidade. Em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, Antonio Carlos Hernandes sublinha que, além das instalações e da infraestrutura que é disponibilizada aos estudantes, este momento inicial é propício para, em primeiro lugar, tranquilizar os pais com relação à convivência interna na Universidade frente a várias notícias que sempre aparecem. “A USP, nos últimos cinco anos, tem estado muito tranquila em respeito a essa situação da recepção dos alunos. Aos alunos, no primeiro momento é apresentado o que é a USP e por vezes as pessoas não têm noção da grandiosidade que está colocada na sua frente. Estamos falando de uma Universidade que é a maior do Brasil e uma das principais da América Latina e do mundo, que cuida de quatro museus - que são os principais do Brasil -, um hospital dentro do Campus da Capital, além de outros quatro conveniados, incluindo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, do futuro Hospital das Clínicas de Bauru e de todo o conjunto das Clínicas na cidade de São Paulo”, ressalta o Vice-Reitor.

Por outro lado, o dirigente USP sublinha, igualmente, que o que será apresentado aos alunos e seus familiares é uma ideia do que a Universidade já foi capaz de fazer. Para Hernandes, se hoje o Brasil é um grande produtor de commodities, um grande produtor de grãos, isso se deve à formação de pessoas e às pesquisas que foram feitas na Universidade de São Paulo, que fez com que a soja saísse de uma região específica e pudesse se alastrar por todo o país. “Hoje, como gostam de dizer os pesquisadores da área de ciências agrárias ‘cada grão de soja é como se fosse um chip que estamos vendendo’, o mesmo acontecendo com a produção e exportação de laranja, entre outros produtos.”.

Mas, para o Vice-Reitor da USP, não são só as commodities que são a vitrine do país e da Universidade, sendo que tudo o que é desenvolvimento de tecnologia – do carro a álcool até aos mais inovadores programas que são utilizados nos bancos e nas instituições financeiras em nosso país - saíram da Universidade de São Paulo. “Hoje, por exemplo, relativamente à questão dos aplicativos, as três principais empresas com mais prestígio nacional e internacional, saíram da USP – uma delas é a 99 Táxi, criada por alunos da USP. Isso só é possível porque você tem cursos que estão sendo sempre atualizados “, enfatiza Hernandes.

Classificando que a Recepção dos Calouros é apenas o momento de uma parte do que a USP faz e que diz respeito ao Ensino, que é a parte da formação de novos profissionais, Antonio Carlos Hernandes afirma que sempre é esperado que esses jovens venham a ser as lideranças que vão continuar a fazer mudanças no país. “A USP é uma universidade pública: é uma cidade com 110 mil pessoas diretamente vinculadas – fora os conveniados – com um orçamento de R$5 bi e que trabalha em três turnos ao longo dos 365 dias do ano e, como não poderia deixar de ser, tudo o que é implementado e decidido é feito de maneira colegiada, ou seja, não tem ninguém que decida unitariamente”.  (Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP).

Leia Também

Últimas Notícias