sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Dia Mundial do Brincar tem comemoração especial em São Carlos

“Vem Brincar” acontece no Bicão

25 Mai 2018 - 19h50
Dia Mundial do Brincar tem comemoração especial em São Carlos -

O Dia Mundial do Brincar terá uma comemoração especial em São Carlos. Neste sábado (26), das 9h às 13h, no Parque do Bicão, será realizada uma edição especial do “Vem Brincar – Dia do Brincar”.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é comemorado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. Celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito. O dia relembra que o brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

Em São Carlos, o Dia Municipal do Brincar foi instituído pela Lei 18.098/2017, do vereador Marquinho Amaral. “O Dia do Brincar tem contribuído para destacar a importância do brincar. Nossa proposta é mobilizar a comunidade em torno do lúdico. Ensinar as nossas crianças as brincadeiras antigas e abrir espaço para elas”, afirmou o vereador.

O Dia do Brincar é promovido pela Secretaria de Educação com apoio de todas as demais pastas, autarquias e fundações, além de instituições e empresas dos mais variados segmentos. “Essa é a segunda edição do Dia do Brincar. Um esforço conjunto da cidade que se envolveu para a realização de um grande evento. A proposta é o resgate das brincadeiras tradicionais e a valorização da infância, com participação de toda a família” afirmou Nino Mengatti, secretário da Educação.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, dedicar um dia para o “brincar” permite a união da população num objetivo comum. “A Prefeitura São Carlos está empenhada em engajar toda a sociedade na promoção do brincar. O Vem Brincar tem o papel de incentivar as brincadeiras e de demonstrar a importância delas no desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou.

Segundo a Aliança pela Infância, movimento internacional por uma infância digna e saudável, e, responsável por difundir a ideia do brincar no Brasil há quase dez anos, o brincar promove inúmeros benefícios. Entre eles, o brincar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança; é instrumento de expressão da criança, é uma fonte de aprendizado e troca de saberes; é uma forma de expressão cultural e cria vínculos sociais e de comunicação.

O projeto “Vem Brincar” é uma parceria do Sistema Clube de Comunicação e a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Leia Também

Últimas Notícias