quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Crianças visitam exposição italiana no Paço Municipal

20 Mar 2014 - 20h37
0 - 0 -

Na manhã desta quinta-feira (20), os alunos da EMEB Angelina Dagnone de Melo, visitaram a exposição “A Presença Italiana em São Carlos”, que está montada no Paço Municipal. É a quarta escola a prestigiar a iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Pró-Memória.

Na ação educativa, crianças de aproximadamente 10 anos, que cursam o 5º ano, puderam conhecer um pouco da história de alguns dos imigrantes italianos, que entre os anos de 1870 e 1950, chegaram e se estabeleceram na cidade de São Carlos.

 Após conferir todo o acervo de fotos, músicas, textos e objetos, as crianças participaram de uma roda de conversa e antes de encerrarem a visita, aprenderam a coreografia da música tradicional italiana “La Bella Polenta”, que narra todo o processo de produção da polenta, desde o cultivo do milho até a polenta no prato.

 A historiadora da Fundação Pró – Memória, Vanessa Martins Dias, destacou a importância da iniciativa. “Além das crianças terem a oportunidade de conhecer a história da imigração italiana em São Carlos, que é muito forte e presente na cidade, também é uma forma de preservar esse grande patrimônio cultural”, afirmou.

 A exposição permanece no Paço Municipal até o dia 28 de março. Para realizar uma visita monitorada, as escolas devem agendar visitas com a historiadora Vanessa, através do telefone (16) 3373-2700.

Leia Também

Últimas Notícias