terça, 19 de março de 2024
Cientistas à disposição em São Carlos

Contato direto com especialistas poderá tirar dúvidas sobre a Saúde Mental

19 Set 2018 - 13h05Por Redação
Contato direto com especialistas poderá tirar dúvidas sobre a Saúde Mental -

Você já conversou com um cientista sobre assuntos que impactam diretamente sua vida? Em setembro, todos poderão entrar em contato direto com especialistas em Saúde Mental para tirar dúvidas sobre depressão, ansiedade e outros temas correlatos em evento organizado pelo grupo de comunicação científica Via Saber em parceria com o jornal Caleidoscópio.

Chegando a sua terceira edição, o evento tomará dimensão nacional: ao longo do mês de setembro, cientistas ficarão à disposição da população nas ruas para debater saúde mental e tirar dúvidas sobre o assunto em oito cidades - Brasília, Belo Horizonte, Palmas, Uberlândia, Santos, São Carlos, São Paulo e Vitória. As datas e horários de cada cidade serão divulgadas na página do evento.  Aqui em São Carlos o evento ocorre no dia 23 de Setembro das 17 às 19 h na praça XV de Novembro, simultaneamente à feira de Economia solidária da Praça XV.

No Pergunte a um(a) cientista, a proposta é simples e literal: cientistas ficarão disponíveis em espaços públicos para responder perguntas dentro da temática de Saúde Mental. Basta ter uma pergunta ou uma curiosidade, sentar-se à mesa com o(a) cientista e conversar!

As edições anteriores do evento tomaram lugar na Avenida Paulista, um dos principais pontos de encontro da cidade de São Paulo, aberta aos domingos para proveito da população. Lá, pessoas de todas as idades e graus de escolaridade puderam debater com cientistas sobre Vacinas, Big Bang, Evolução, Vida Extraterrestre e tantas outras questões que despertam a curiosidade humana. "Logo alguns curiosos foram se aproximando, sentando e fazendo as mais variadas perguntas. Filas foram se formando, as pessoas começaram a se sentir à vontade para perguntar dúvidas que sempre tiveram”, conta Douglas Galante, pós-doutor em Astronomia convidado pelo Via Saber para responder perguntas sobre sua área.

O evento se iniciou dia 02/09, em São Paulo, na Avenida Paulista, e tem seu encerramento dia 30/09, no mesmo local.

Na edição de São Carlos, estarão presentes: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, Professora Dra. do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em saúde mental, reabilitação psicossocial; Amanda Dourado Fernandes, também professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, especialista em cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes; e Karina Toledo Antonialli, médica graduada pela UFSCar e especialista em psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente aluna de mestrado do programa de gestão da clínica da UFSCar.

A edição Pergunte a um(a) cientista - Saúde Mental ocorre no contexto do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que desde 2015 incentiva discussões em torno do assunto para conscientização da população e prevenção. O evento é patrocinado pelo projeto de divulgação científica Ciência na Rua. Também conta com o apoio da iniciativa Pint of Science e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Leia Também

Últimas Notícias