sexta, 19 de abril de 2024
Democratização

Conselho de Cultura realizará a Conferência Municipal

18 Set 2018 - 16h07Por Redação
Conselho de Cultura realizará a Conferência Municipal -

Nos dias 21 e 22 de setembro ocorrerá a VI Conferência Municipal de Cultura de São Carlos, um importante instrumento de democratização das políticas culturais das cidades, estados e federação. É neste momento que a população (artistas, artesãos, produtores culturais, etc) deve dizer aos gestores públicos o que ela quer, como quer e quando quer.

Esta Conferência, para além de ter seu papel institucional, também cumpre um papel especial em relação à organização dos setores da cultura no município, uma vez que propõe um espaço onde os indivíduos, grupos, coletivos, entidades e instituições têm a possibilidade de se encontrar e debater a cultura na cidade. É um espaço onde nós, agentes da cultura de São Carlos, fazedores de artes e demais trabalhadores da cultura podemos nos ver, debater e construir ideias coletivamente.

O tema desta edição vem nesse sentido e será “Reunir, reconhecer, recriar: desafios e novos rumos para a arte e cultura”. Vemos este como um caminho para a retomada da discussão deste tema em âmbito municipal agregando os diversos setores e fortalecendo as iniciativas de organização que já existem na cidade.

A Conferência não tem o objetivo apenas de criar um documento ou de ser um espaço institucional, mas também possibilitar o encontro destes que são os responsáveis por fazer a cultura acontecer em São Carlos e esse encontro possibilitar a organização importante e necessária para que os setores construam coletivamente suas práticas artísticas e políticas. Portanto, com o objetivo de aproveitar o acúmulo de debate e a organização que a Conferência possibilita, ocorrerão em sua sequência as eleições para os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura.

Cabe lembrar que o Conselho é o órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações de cultura do Município, com composição paritária entre poder público e sociedade civil. Além das cadeiras indicadas por instituições, são eleitos diretamente por seus pares os representantes das cadeiras de livros e leitura, audiovisual, cultura popular, artes visuais, artes cênicas, música e entidades.

Leia Também

Últimas Notícias