sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Comitê de Combate à Dengue realiza capacitação para multiplicadores

15 Mar 2019 - 20h51
Comitê de Combate à Dengue realiza capacitação para multiplicadores -

A chefe de Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Vigilância Epidemiológica, Denise Scatolini, ministrou na última quarta-feira (13), no auditório do Museu da Ciência Profº Mário Tolentino, uma capacitação para multiplicadores intitulada “Aedes aegypti - Conhecer para Combater”.

Participaram da capacitação 18 servidores da Prefeitura de São Carlos lotados na Secretaria de Educação e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Essa foi uma das ações do Comitê Municipal de Combate à Dengue, que tem como objetivo propor estratégias de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses, com ênfase na promoção de ações de comunicação e mobilização social”, explica Denise Scatolini.

Os tópicos abordados na capacitação foram: principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sintomas e medidas de proteção individual; situação epidemiológica do município, ciclo do mosquito, medidas de controle mecânico e alternativo para manter o ambiente doméstico e demais ambientes de convívio, livres do mosquito;

“Com a capacitação, o multiplicador está apto a replicar as informações por meio de reuniões, palestras, cursos em escolas, indústrias, associações de bairro e igrejas, por exemplo. Em ações conjuntas com a comunidade pode promover a mudança de comportamento”, finaliza a chefe de Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação, Denise Scatolini.

A Vigilância Epidemiológica informa que já foram confirmados 135 casos de Dengue, sendo 101 autóctones e 34 importados. Até o momento foram registradas 737 notificações. Nenhum caso de Zika, Chikungunya ou Febre Amarela foi registrado até o momento.

Leia Também

Últimas Notícias