sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Combate à criminalidade ganha aliado em São Carlos e sistema OCR em radares irá detectar carros furtados e roubados

17 Mai 2017 - 10h13
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

O combate à criminalidade ganhou mais um aliado em São Carlos. A partir desta quarta-feira, 17, sete radares (dois móveis e cinco fixos) passam a flagrar veículos furtados e/ou roubados através leitura das placas e instantaneamente mediante circuito integrado, acionar viaturas policiais mais próximas ao fato. Foi implantada a tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres, em inglês) que irá detectar veículos em situação irregular.

O anúncio foi feito em conjunto pelo diretor de Coordenação Política Institucional Samir Gardini, pelo secretário municipal de Transporte e Segurança Coca Ferraz e pelo comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior em São Carlos, tenente coronel Alexandre Wellington de Souza em evento realizado na Avenida Getúlio Vargas, onde há dois radares fixos que monitoram veículos acima de 60 km/h (velocidade máxima permitida para a via expressa).

"Quando um veículo passar pelo local, será feita a leitura da placa. Se constar como produto de furto ou de roubo, automaticamente a leitura será feita pelo Prodesp, cairá no terminal móvel das viaturas e a mais próxima irá apurar a irregularidade", afirmou o tenente coronel Wellington. "O tempo de atendimento irá variar de acordo com o local e a distância em que estiver os PMs", emendou.

"Este é um instrumento para que a criminalidade seja combatida e que São Carlos não seja uma cidade onde possam se furtados ou roubados os carros. Para se ter uma ideia é o primeiro entre 93 municípios da região central do Estado a ter tal equipamento em área urbana", informou Gardini.

AGILIDADE

Tanto o diretor de Coordenação Política Institucional como o comandante do 38º BPM/I do Interior disseram ainda que a população tem papel importante a partir de agora nesta nova iniciativa.

"Quando a vítima que teve o carro roubado ou furtado prestar queixa junto a PM o mais rápido possível, o crime cairá no sistema e o carro pode ser recuperado em horas. Portanto é necessária esta conscientização", afirmaram.

OCR

A implantação da tecnologia OCR ocorreu após parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado e de acordo com Coca Ferraz o investimento foi baixo e custará aproximadamente R$ 8 mil mensais ao município.

De acordo com Coca a meta é, a médio prazo realizar um grande projeto e instalar as câmeras em todas as entradas e saídas de São Carlos e consequentemente dificultar a ação dos criminosos. "É um investimento feito pensando justamente na segurança do cidadão. Em sua tranquilidade", observou. "Hoje temos sete radares operando com esta tecnologia, mas futuramente outros serão adquiridos", garantiu.

TESTE POSITIVO

De acordo com o tenente coronel Wellington durante toda a terça-feira, 16, foram feitos testes com os sete radares com a tecnologia OCR implantada e quatro veículos foram detectados como furtados/roubados, recuperados e consequentemente apreendidos.

O QUE É OCR

OCR é um acrônimo para o inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos. Dessa forma, através do OCR é possível obter um arquivo de texto editável por um computador.

Leia Também

Últimas Notícias