quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Com emenda de Marquinho Amaral, Academia do Cantinho Fraterno será inaugurada nesta quarta

05 Mai 2014 - 15h29
0 - 0 -

Por meio de emenda parlamentar do vereador Marquinho Amaral (PSDB), presidente da Câmara, o Abrigo de Idosos Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, em São Carlos, pôde construir uma Academia da Terceira Idade (ATI), que será inaugurada nesta quarta-feira (7), às 13 horas. A emenda é referente ao ano de 2012, momento em que a entidade apresentou um projeto e buscou apoio também de empresas para custear essa iniciativa.

O vereador destinou emenda no valor de R$ 15 mil, que, segundo o coordenador geral do abrigo, Claudenilson Cesar Antonio, permitiu custear todos os equipamentos para a realização de atividades físicas. Os recursos para a instalação desses itens foram conseguidos com a Volkswagen local, que também avaliou e aprovou o projeto. São equipamentos voltados principalmente para a terceira idade e pessoas com necessidades especiais e que promovem maior amplitude dos movimentos, sem impactos.

Além de permitir a realização de atividades físicas, oferecendo qualidade de vida aos 39 idosos que vivem no abrigo, a academia tem mais um diferencial.

O espaço, localizado em frente ao abrigo, na Rua 7 de Setembro, recebeu o nome de “Cantinho na Comunidade”, segundo o coordenador geral da instituição. “A academia recebeu esse nome, porque neste espaço pensamos em integrar nossos idosos junto com a comunidade, para que as pessoas conheçam o nosso trabalho e também possam se exercitar”, explicou Claudenilson.

Marquinho disse estar muito satisfeito com o que foi desenvolvido após a destinação da emenda. “Tinha certeza que esse projeto teria um resultado muito especial. O Abrigo Cantinho Fraterno é uma entidade tradicional em São Carlos, extremamente íntegra. Essa academia irá dar uma rotina com mais qualidade de vida, alegria para esses idosos”, destacou o parlamentar. A academia deve ser inaugurada oficialmente em fevereiro, segundo o coordenador da entidade.

PROJETO - A proposta de realizar a Academia da Terceira Idade faz parte de um projeto mais amplo, criado em 2005 pelo Ministério da Saúde, chamado “Brasil Saudável”, e que atendia às exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é propiciar ambientes agradáveis de lazer, voltados para a população, mas principalmente para a terceira idade, além de oferecer uma alimentação saudável e qualidade de vida de modo geral a esse público.

Leia Também

Últimas Notícias