sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Cirurgias de catarata retornam e 30 operações devem acontecer a cada mês

01 Fev 2019 - 19h36Por Redação
Cirurgias de catarata retornam e 30 operações devem acontecer a cada mês - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Santa Casa, em parceria com a Prefeitura, retoma as cirurgias de catarata nesse sábado, 2. A partir de agora serão aproximadamente 30 pacientes por mês que passarão pelo pré-cirúrgico com exames e diagnóstico, pela operação e o atendimento pós-cirúrgico completo até a alta médica.

“O modelo que foi adotado junto com a Secretaria de Saúde será mais eficaz. Serão feitas as cirurgias no decorrer do mês de forma eletiva. Todos os pacientes diagnosticados com catarata que estão cadastrados na Prefeitura vão ser operados”, afirmou o médico coordenador do serviço de Oftalmologia da Santa Casa, Sávio Sodré.

De acordo com a Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente primeiro passa por um oftalmologista da Rede Básica, o qual faz a avaliação e diagnosticado. Os casos com indicação de cirurgia, passam a ser encaminhados para o ambulatório de Oftalmológico da Santa Casa, onde serão feitos todo os procedimentos cirúrgicos, como exames pré-operatório e acompanhamento pós-operatório.

“Mas todo o fluxo começa nas Unidades Básicas de Saúde. É por lá a porta de entrada para que a cirurgia seja feita”, afirmou Rosana Trigo Moreira, da Gestão em Avaliação e Controle da Prefeitura.

Para o coordenador do serviço de Oftalmologia da Santa Casa, o planejamento das 30 cirurgias mensais, feito em parceria com a Prefeitura, é um modelo que traz um atendimento mais personalizado. “Cada caso é um caso, cada paciente com a sua particularidade. E nós iremos tratar individualmente cada paciente, diante do diagnóstico e cuidado que cada um merece ter”, afirmou Sodré.

O ambulatório de Oftalmológico da Santa Casa já realizou desde 2012 mais de 19 mil cirurgias de catarata e pterígio e perto de 60,4 mil atendimentos em pacientes da região.

Leia Também

Últimas Notícias