quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Cidadania promove II Marcha Nacional contra o Genocídio do Povo Negro

18 Jul 2014 - 20h44
0 - 0 -

Na próxima terça-feira (25), é comemorado o Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e Dia de Tereza de Benguela, quilombola que lutou heroicamente pela libertação do povo negro.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, por meio da Divisão da Igualdade Racial e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos realizará, no mesmo dia, a palestra com Reginaldo Bispo, cujo tema abordará a “II Marcha Nacional contra o genocídio do povo negro”, às 15 horas, no Auditório do Paço Municipal.

A II Marcha Nacional acontecerá no Brasil no dia 22 de agosto e tem como propósito, conscientizar e organizar os negros brasileiros para a necessidade de colocar um fim ao preconceito com seu povo, bem como convocar a solidariedade dos setores antirracistas, de um modo que todos percebam o problema de discriminação racial no Brasil.

“O mapa de violência do ano de 2012 mostra que os números de homicídios no Brasil, se assemelham à Guerra Civil angolana, considerando que em Angola, foram 550 mil vítimas fatais e no Brasil, 515 mil”, disse a secretária Wiviane Tiberti. Ela ainda afirma que dessas 515 mil vítimas brasileiras, cerca de 70% são jovens negros entre 14 e 28 anos, enquanto os outros 30% não são negros.

Wiviane explica que a palestra a ser realizada em São Carlos, tem o intuito de esclarecer à população que o racismo ainda existe e nós mesmos podemos mudar essa situação. “Esse evento é de grande importância já que além de comemorarmos uma data importante, o tema explorado será preparatório para a marcha que acontecerá em São Paulo que vai contar com a participação de nosso município. Além disso, é sempre importante trazer assuntos ligados à Cidadania e nesse caso relacionado à Igualdade Racial. Temos o intuito de promover o debate e o acesso às políticas públicas, criando espaço para aprendizagem, informação, educação e discussão”,finalizou Wiviane.

Leia Também

Últimas Notícias