sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Centro da Juventude Elaine Viviane define grade de atividades gratuitas

26 Fev 2014 - 20h19
0 - 0 -
A Secretária Municipal de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino, esteve reunida na tarde desta quarta-feira (26), no Centro de Juventude Elaine Viviane, com alunos e o coordenador do Projeto Comunitário de Educação Desportiva (PROCED). O encontro definiu a grade de atividades gratuitas, que serão oferecidas para moradores da comunidade a partir do mês de março.
 Desenvolvido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PROCED, há 20 anos, atende milhares de crianças e adolescentes com atividades de vôlei, tênis e natação. Em convênio renovado com a Prefeitura Municipal e total apoio da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, o projeto retorna aos bairros de São Carlos com o Pólo Monte Carlo, que oferecerá atividades para crianças e jovens da região sul.
 A nova parceria, também possibilitou a ampliação das atividades desenvolvidas. O pólo Monte Carlo oferecerá, no Centro de Juventude Elaine Viviane, natação, rúgbi, voleibol, futebol, jogos de raciocínio, basquete, música, jogos de movimento e ginástica especializada, que serão ministradas por profissionais capacitados da UFSCar.
 O coordenador e idealizador do PROCED, Waldemar Marques Júnior (Juca), salientou importância do projeto. “O apoio do prefeito Paulo Altomani foi muito importante para consolidarmos o que começamos no CAIC, voltou para a Universidade Federal e será iniciado no Centro da Juventude. Com a renovação do convênio e início das atividades, o pólo Monte Carlo, será referência teórica e metodológica na formação de cultura corporal das crianças que participam do projeto. Isso é de grande importância para os alunos da UFSCar que vão aprimorar os conhecimentos e os jovens e crianças dos bairros, que vão ganhar qualidade de vida”.
 Para a secretária de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino, as atividades nos Centros da Juventude, já são referência em educação “Em razão dos Centros de Juventude serem complexos educacionais e estarem estrategicamente construídos em espaços que se caracterizam pela vulnerabilidade e situação de risco da criança e do adolescente, estamos buscando parcerias e elaborando atividades abrangentes. Isso oferece condições de educarmos e estimularmos os jovens dentro destes espaços. As atividades estão acontecendo no Centro da Juventude Lauriberto Reys através do projeto PROARA e agora serão realizadas aqui no Elaine Viviane com o PROCED, que teve convênio renovado com a prefeitura por mais um ano”, disse Beatriz.
 A diretora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, Luciana Novo, lembrou, que além das atividades gratuitas que serão oferecidas pelo PROCEC, o Centro de Juventude Elaine Viviane,  em parceria com outros setores da UFSCar, Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Unidade Básica de Saúde, também preparou uma grade de atividades com informática, caminhada e ginástica para o público da Terceira Idade.
 As inscrições para as atividades no Centro da Juventude Elaine Viviane acontecem de 5 a 13 de março. O interessado em participar do projeto, deve comparecer no Centro da Juventude com certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço. O Centro da Juventude “Elaine Viviane” fica na Avenida Paulo VI nº 1.000, no Jardim Monte Carlo. O horário de atendimento é das 08h00 às 18h00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3366-3500.

Leia Também

Últimas Notícias