sexta, 19 de abril de 2024
Em solidariedade às vítimas de Suzano

Cemei Cônego Manoel Tobias realiza manifesto pela paz nas escolas

21 Mar 2019 - 15h19Por Marcos Escrivani
Cemei Cônego Manoel Tobias realiza manifesto pela paz nas escolas - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Momentos de reflexão, de paz, de solidariedade, de respeito. Aproximadamente 60 alunos das fases 4, 5 e 6 e da recreação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Cônego Manoel Tobias (4 a 12 anos) realizaram um manifesto pela paz nas escolas e na sociedade, em solidariedade às vítimas do massacre em uma escola estadual de Suzano, ocorrido semana passada, quando dez pessoas perderam a vida.

As idealizadoras do manifesto foram as professoras Sílvia Miron e Idalina André, que cuidam dos alunos de recreação e contaram com o apoio da direção da instituição de ensino realizaram a interação com os alunos.

Através de rodas de conversas, um cartaz escrito “paz”, bexigas brancas e um abraço coletivo, marcaram o momento.

“Tudo começou na semana passada, quando nossos alunos viram o noticiário e vídeos e chegaram chorando na escola. Comentaram com a gente sobre a violência que tinha acontecido na escola em Suzano e ai bolamos este manifesto”, disse Sílvia. “Então nos reunimos com a diretora (professora Luciana Menezes) e bolamos este ato que simboliza a paz entre os alunos”, emendou Idalina. “Acredito que devemos começar com as crianças este trabalho. Que eles mentalizem que é super importante respeitar, tolerar, ter carinho e amizade pelo próximo e não praticar o bullying”, complementou Sílvia.

O ato realizado no ginásio de esportes do Cemei reuniu ainda as professoras responsáveis por cada classe. “Devemos fazer com que haja o respeito entre eles. Que não haja mágoa, nem agressões físicas ou verbais. Apenas o coleguismo”, ponderou Sílvia. “É importante que haja a socialização”, garantiu Idalina.

O manifesto foi expandido para toda a escola e as professoras salientaram que as crianças são as protagonistas. “Todas fizeram desenhos sobre o tema e textos. Há fotos também. Conversaram com os pais e iremos fazer uma exposição sobre o assunto”, finalizou Silvia.

Leia Também

Últimas Notícias