quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Campanhas de doação de sangue e de medula acontecem nesta semana na química da USP

24 Fev 2014 - 11h59Por Da Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira (25/2), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) realiza a Campanha de Doação de Sangue, já tradicional na instituição. ATENÇÃO: A DOAÇÃO MARCADA PARA AMANHÃ (25) FOI CANCELADA.

O doador deve ter idade entre 18 e 69 anos e peso mínimo de 50 kg; não estar em jejum, aguardar duas horas de intervalo após refeição pesada; estar em boas condições de saúde e não estar resfriado; não estar tomando medicamentos;  não estar grávida ou amamentando;  não ser portador de Chagas, sífilis, hepatite ou HIV;  não ter tido convulsões após os dois anos de idade;  não ter frequentado região de malária nos últimos seis meses. É indispensável apresentar RG. Caso tenha, o doador pode trazer sua carteirinha de doador.

Na quinta-feira (27/2), será a vez da Campanha para o Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

O cadastramento é feito através da coleta de uma pequena quantidade de sangue (10 ml) e preenchimento de ficha com informações pessoais. O sangue coletado será tipificado para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante e estas informações serão  incluídas no cadastro nacional de doadores Havendo compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação e novos exames serão realizados para garantir a saúde do doador.

Para os que já fizeram o Cadastramento em outra ocasião é importante que mantenham atualizados seus dados junto ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) através dos telefones (21)3207-5299 / (21)3207-5214 ou do e-mail redome@inca.gov.br.

Segundo a organização do evento "é importante destacar a participação da  população nas Campanhas e que o período das festas de carnaval é um momento onde os bancos de sangue precisam de um maior número de bolsas, devido ao infeliz aumento dos casos de acidentes".

Ambas as Campanhas contarão com o apoio do Hemonúcleo Regional de Jaú e fazem parte da Semana de Recepção aos Calouros do IQSC. 

Os interessados poderão dirigir-se ao Instituto de Química de São Carlos - USP, à Av. Trabalhador São Carlense, 400, edifício Q5, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Informações: (16) 3373-8036

 

Leia Também

Últimas Notícias