quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda

18 Abr 2018 - 19h08Por Secretaria de Comunicação PMSC
Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda -

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23 de abril e seguirá até o dia 1º de junho.  No sábado, dia 12 de maio, será realizado o dia de mobilização nacional. Em São Carlos, aproximadamente 52.500 pessoas compõe os grupos prioritários, sem contar os professores e comorbidades.

“Na cidade, os grupos vão entrando na campanha semanalmente. A vacina da influenza tem uma proteção de 12 meses. Se eu tomei o ano passado, a proteção está terminando agora. Eu tenho que procurar para me proteger para esse inverno. É importante lembrar que a vacina muda a composição anualmente, pois são vírus diferentes que circulam todo ano. É difícil o mesmo vírus circular novamente. Todo mundo que está nos grupos prioritários devem tomar a vacina”, explicou Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica. 

A campanha prioriza a vacinação de pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

São Carlos vai acompanhar o cronograma do Estado de São Paulo com a vacinação por etapas: A partir de 23 de abril – trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos; a partir de 2 de maio – crianças, gestantes e puérperas; a partir de 9 de maio – comorbidades, professores, população privada de liberdade e no dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional, todas as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação das 8h às 17h.

Leia Também

Últimas Notícias