sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Campanha de prevenção de câncer bucal termina nesta semana

13 Mai 2014 - 21h16
0 - 0 -

Dentistas da rede municipal de saúde realizam até a próxima sexta-feira (16), a Campanha de prevenção ao Câncer Bucal em todas as Unidades de Saúde. Pessoas com mais de 60 anos podem procurar uma UBS neste período e solicitar o exame. Além da faixa etária estabelecida, qualquer pessoa que sentir dores na boca ou perceber feridas bucais que não cicatrizam em 15 dias, também deve passar pelo exame de detecção precoce da doença.

No início do mês passado, através de uma solicitação do Grupo Técnico de Atenção a Saúde Bucal (GTASB), coordenado pela supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas, Eliana Carmona Hegg, os profissionais de saúde bucal passaram por uma capacitação realizada no auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD - São Carlos). A palestra, ministrada pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Cláudia Maria Navarro, serviu para  atualizar as equipes sobre lesões potencialmente malignas, que podem se transformar em câncer.

O trabalho de detecção e prevenção do câncer bucal na cidade começou no último dia 22 e segue junto com Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, período em que o público alvo procura mais as Unidades de Saúde. Segundo Eliana, a detecção precoce do câncer possibilita um tratamento adequado e aumenta a qualidade de vida do paciente. “Nosso objetivo com a campanha de prevenção do Câncer Bucal é aumentar os índices de diagnóstico precoce da doença, tornando menos doloroso e mutilante o tratamento”, disse Eliana.

De acordo com coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Gualtieri, esclarecimentos para a população sobre a importância do auto-exame e orientações de condutas no tratamento das doenças bucais, também estão sendo repassadas para o público. “É importante que a população compareça nas Unidades de Saúde para esclarecimentos das doenças bucais e peçam para serem examinadas pelos profissionais de saúde. É um exame simples, sem dor e rápido, mas com importante papel na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.” conclui.

 

A prevenção

A prevenção do câncer de boca adquire relevância em saúde pública, particularmente se considerarmos que a abordagem preventiva é compatível com a natureza desta doença, pois a boca favorece o fácil acesso visual. Além disso, é possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer, bem como orientá-la sobre a importância da realização do auto-exame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas.

Os principais FATORES DE RISCO para o câncer bucal são:

Álcool - bebidas destiladas ingeridas cronicamente por longos períodos.

Tabaco - riscos cumulativos com o aumento do período de exposição.

Radiação solar - afeta principalmente pessoas de pele clara, sendo responsável pela maior parte dos cânceres de lábio inferior.

Leia Também

Últimas Notícias