sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Campanha da tuberculose termina no sábado

11 Mar 2014 - 19h45
0 - 0 -
Termina no próximo sábado (15), a primeira etapa da Campanha de Tuberculose em São Carlos. A ação, que tem como principal objetivo a busca, tratamento e controle da doença, é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (SMS) através do Programa de Controle a Tuberculose, e conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e da Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 Fundamentada na busca ativa de casos da doença, na qual as características são problemas respiratórios e tosse contínua, a campanha acontece em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s). Nos locais, profissionais de saúde e estudantes, estão interrogando os pacientes para identificação da doença e encaminhamento os casos suspeitos para exames de escarro (baciloscopia), para identificar a presença do bacilo, causador da doença. 
 Segundo a coordenadora do programa, Isabella Gerin de Oliveira, a participação de profissionais de saúde, alunos, população é fundamental para o sucesso na campanha. “Estamos reunindo as equipes e aproveitando no máximo o período da campanha. Temos uma meta anual para cumprir, que é realizar exames de escarro em 1% da população. Quanto mais pessoas colaborarem, maior será a cobertura e sucesso na identificação dos casos suspeitos”, conclui Isabella.
Neste ano, a campanha da Tuberculose aconteceu em duas etapas. A cidade também mantém um programa permanente no controle da doença. Atualmente, o ambulatório de Tuberculose do Centro Municipal de Especialidades (CEME) atende 42 casos, que estão em tratamento.
 Tuberculose – A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que ainda é responsável por várias mortes no mundo. É causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-Koch, e tem como principais sintomas a tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.

Leia Também

Últimas Notícias